A ABERGS reuniu-se no dia 31 de janeiro do corrente ano, às 09h30min, com o Secretário de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Sr. Airton Michels, através do Coordenador Geral Ubirajara Ramos e do Coordenador Adjunto Florisbelo Dutra, tendo como pauta da reunião os seguintes assuntos: emancipação dos Bombeiros do RS; questão do aumento salarial e qual a forma de relação com os representantes das classes da Brigada Militar. O secretário recebeu os coordenadores de forma cortês e com muita atenção. A reunião durou aproximadamente 40 minutos.
O Secretário recebeu os coordenadores em seu gabinete e após as devidas apresentações, Ubirajara e Dutra manifestaram que a solicitação desta audiência teve como pauta principal a Emancipação dos bombeiros do RS. O Secretário disse que estava ciente do tema e que estava a disposição para ouvir os argumentos que fundamentam o movimento emancipatório dos Bombeiros do Estado. Foram apresentados ao secretário os argumentos que justifiquem a necessidade de emancipar o Corpo de Bombeiros, de forma oportuna, o secretário questionava e fazia comentários.
Com a conclusão da argumentação, o secretário colocou algumas considerações e posteriormente manifestou-se dizendo ser muito receptivo a causa sendo um tema de extrema importância para sociedade que deve ser discutido, o mesmo comprometeu-se a levar o assunto ao governador em breve e posteriormente convidará a ABERGS para uma nova reunião onde apresentará a posição do governo sobre o assunto.
Na sequência, os coordenadores questionaram o secretário se havia alguma indicação de aumento salarial para os integrantes da Brigada Militar. O secretário manifestou ser conhecedor da situação aviltante dos salários das praças da Corporação, que para ele é um ponto a ser tratado com todo cuidado. Informou que não existe nada sobre o assunto, pois, está se completando 30 dias de governo e estão na fase de conhecimento, organização e planejamento. Que já foi contatado que a situação financeira do Estado é delicada e que as necessidades dos servidores e da sociedade gaúcha são inúmeras e urgentes. Informou ainda que a remuneração da base da Brigada Militar está da pauta do governo, sabem que é uma prioridade e que em breve se manifestará sobre o assunto.
No que se refere à relação com as entidades representativas de classes da Brigada Militar o secretário afirmou que pretende iniciar e manter um diálogo respeitoso e profícuo. Neste ponto a ABERGS sugeriu ao secretário que neste diálogo participassem juntamente as entidades da capital, entidades do interior e as chamadas entidades independentes que estão espalhadas principalmente pelo interior do Estado. Desta forma, o diálogo ficaria mais abrangente, qualificado e onde a maioria dos integrantes da Brigada Militar participariam efetivamente de todo processo de negociação de assuntos de interesse da classe, bem como, daria legitimidade para as resoluções tomadas. O secretário mostrou-se favorável a sugestão, pretendendo implantá-la e que fará uma análise de como deverá ser a dinâmica de trabalho nessas reuniões.
A avaliação dos coordenadores da ABERGS é que a reunião com o Secretário Airton Michels foi histórica e satisfatória. Histórica porque foi à primeira entidade que representa a classe de Bombeiros a reunir-se com um Secretário de Segurança do nosso Estado, tratando do assunto Emancipação, o que há tempos atrás seria inadmissível. E satisfatório devido à forma respeitosa e atenciosa com a qual o Secretário recebeu os coordenadores da ABERGS e reconhecendo-a oficialmente como entidade representativa dos Bombeiros gaúchos. Além disso, a receptividade aos assuntos elencados pela Associação.
Como conclusão, podemos avaliar que a reunião com o Secretário de Segurança Sr. Airton Michels significa a consolidação da ABERGS como entidade representativa dos Bombeiros do RS e principalmente um passo de extrema importância para concretização da Emancipação Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul.
A coordenação da ABERGS está otimista, convicta e empenhada na concretização da criação do CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO RIO GRANDE DO SUL, tendo sido este ambiente difundido a todos os bombeiros do RS.