A autonomia administrativa, operacional e orçamentária do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul será tema de audiência pública nesta quinta-feira, a partir das 9h30min, na Assembleia Legislativa. Proposta pelo presidente da Comissão de Serviços Públicos, deputado Fabiano Pereira (PT), a reunião servirá para identificar qual a melhor configuração da instituição para qualificar e ampliar o serviço prestado à comunidade.

Apesar de transitar há pelo menos duas décadas dentro da corporação, o debate vem ganhando força junto à sociedade em função da carência material e humana do Corpo de Bombeiros. Na última semana, três ocorrências simultâneas na região de Santa Maria expuseram a fragilidade do órgão, que não teve condições de prestar o atendimento adequado em um incêncio da BR-287 por falta de veículos de grande porte.

Em outras grandes cidades gaúchas, como Porto Alegre e Caxias do Sul, a situação é semelhante. Estima-se que o efetivo esteja cerca de 50% abaixo do necessário, além dos investimentos públicos não serem suficientes para aquisição e manutenção de equipamentos.

Dos 27 Corpos de Bombeiros existentes no Brasil, 23 são autônomos e apenas quatro atuam vinculados à polícia militar. “Esta audiência pública acontece exatamente para debater estes e tantos outros pontos objetivando contribuir com o Estado e principalmente com a comunidade, para que o Rio Grande do Sul não fique atrás do restante do Brasil na construção de uma nova política de segurança pública”, explica o deputado Fabiano Pereira.

Fonte:http://www.fabianopereira.blog.br