Uma ave da espécie urutau, popularmente conhecido por mãe-da-lua, foi capturada em Montes Claros, no Norte de Minas, e entregue ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), nesta quarta-feira (20). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o pássaro foi capturado no Bairro Santo Inácio depois que os moradores chamaram os militares. A ave passará por um período de avaliação antes de ser devolvida ao ambiente.

"Os moradores nos ligaram e, à princípio, acharam que se tratava de uma coruja e que ela estava com uma das asas machucadas. Fizemos o resgate por volta das 20h, desta terça. Por conta do horário de funcionamento, entregamos o pássaro ao Cetas hoje pela manhã", explicou o sargento Alex Sandro Dias.

A equipe do Cetas explicou ao G1 que a ave tem características noturnas e que encontra-se na fase adulta, com o peso de 170 gramas. A espécie se alimenta de insetos e larvas, e é comum na região.

"Esta espécie tem comportamento mais pacato e tranquilo. Pode ser por isso, por não estar movimentando com agilidade, os moradores tenham pensado que a ave estava machucada. Mas ela está bem e dentro do peso esperado. Fizemos o vermifugamento e agora ela passará por uma quarentena, espécie de repouso, para ser avaliada antes da soltura", disse a coordenadora da fauna do Instituto Estadual de Florestas, Viviane Brandão.

Fonte: Juliana Peixoto, G1 Grande Minas