Após a realização do primeiro ensaio técnico das escolas Apoteose do Samba, Bambas da Alegria e Cova da Onça, na noite de sexta-feira e madrugada de sábado, com a presença de 5 mil expectadores nas arquibancadas da avenida Presidente Vargas, em Uruguaiana, o Corpo de Bombeiros interditou o local. O comandante da corporação, tenente Jorge Trindade, entendeu ser necessário interditar a avenida, impedindo os ensaios previstos para a noite de sábado e madrugada de domingo que incluiriam a Imperadores do Samba, Unidos da Ilha do Marduque e Os Rouxinóis.
Conforme o tenente, por se tratar de promoção paga e privada, concentrando grande volume de pessoas, seriam necessárias autorizações e licenças, além da presença da própria Corporação de Bombeiros, Brigada Militar, Samu e Conselho Tutelar, que ofereceriam segurança aos componentes das agremiações e, principalmente, ao grande público presente. Os dirigentes da empresa promotora e da Associação das Escolas de Samba do Primeiro Grupo de Uruguaiana ainda tentaram reverter a situação, que não foi possível.
Em nota oficial informaram que o ensaio cancelado foi transferido por motivos alheios à vontade da organização do evento e que uma nova data e horário serão agendados. Mesmo com a interdição, escolas promoveram ensaio e festas nas próprias quadras das entidades e entorno. No domingo foi realizada a Feijoada do Samba, como previsto, no Parque Dom Pedro II. O Carnaval Fora de Época de Uruguaiana começa na quinta-feira, 1º de março.
Fonte: Correio do Povo / Fred Marcovici
Foto: Jairo de Souza / Especial / CP