Um avião de pequeno porte caiu nas proximidades do Aeródromo de Flores, situado na Zona Centro-Sul de Manaus, por volta das 9h30. O Corpo de Bombeiros informou que equipes foram acionadas ao local. Uma pessoa foi encaminhada ao hospital.
De acordo com o gerente segurança operacional da empresa Amazonaves, João Tavares dos Santos, a aeronave saiu de São Gabriel da Cachoeira, no interior do estado, depois de fazer um frete. Pousou no aeroporto Eduardo Gomes e seguia voo de translado para o aeródromo.
Um motorista testemunhou a queda do avião. Ele disse à Rede Amazônica que viu uma pessoa sair antes da aeronave pegar fogo.
A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) informou que o homem deu entrada no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto às 10h12.
O empresário Julio Almeida, 43 anos, passava pelo local e ouviu o momento da explosão. "Perdemos a aeronave do campo de visão e depois ouvimos um barulho seco de explosão. Logo depois, subiu a nuvem de fumaça forte. Peguei a moto e vim ver o que tinha acontecido. Quando cheguei estava um cheiro forte de querosene queimado. Já tinha polícia e bombeiros", disse.
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que investigadores do Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), investigam as causas do acidente.
A aeronave PT-FLW, fabricada em 1995, tem situação regular, conforme consulta à Agência Nacional de Aviação Civil. O Certificado de Aeronavebalidade tem validade até 17 de julho de 2021.
De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave de matrícula PT- VKR decolou do aeródromo de Flores, na capital, com destino a Borba, também no Amazonas. Logo após a decolagem, por volta de 9h30 (local), caiu nas proximidades do aeroporto.
Na quarta-feira (16), um avião monomotor de matrícula PR-RCJ caiu em uma área de floresta na comunidade São Francisco do Paí, na Zona Rural de Itacoatiara, a 270 km de Manaus. Aproximadamente 9,5 kg de ouro, avaliado em quase R$ 1,5 milhão, foram encontrados dentro da aeronave. Corpos de duas vítimas também foram localizados.
Fonte: G1 AM