Segundo a Defesa Civil, pelo menos 19 cidades catarinenses registraram danos por causa do temporal da madrugada de quarta (26). Os municípios tiveram danos como quedas de árvores, falta de energia e deslizamentos. Em Itajaí, três irmãos morreram eletrocutados.

Por volta das 19h30 desta quarta (26), mais de 13 mil unidades estavam sem energia no estado, segundo a Celesc, boa parte delas na região de Joinville. Confira a atualização do fornecimento de energia em tempo real.

Veja abaixo os danos por região:

 

Irmãos morreram após levarem choque (Foto: Luiz Souza/RBS TV)

Irmãos morreram após levarem choque (Foto: Luiz Souza/RBS TV)

Vale do Itajaí

Em Itajaí, por volta das 4h, ao menos 40 ocorrências de destelhamento de casas, quedas de árvores e falta de energia elétrica foram registradas pela Defesa Civil. Três irmãos, de 3, 10, 16 anos, morreram eletrocutados depois que um poste da rede elétrica caiu. A mãe, grávida, também levou choque e foi hospitalizada.

Em Blumenau, no Vale do Itajaí, houve destelhamento no Asilo São Simeão e o portão de um condomínio foi derrubado. Ao menos três escolas do município também foram destelhadas, mas as aulas foram mantidas, segundo a Defesa Civil da cidade.

Taió registrou deslizamento de terra e alagamento por causa do entupimento de uma galeria pluvial. Houve destelhamentos em Doutor Pedrinho e Gaspar.

 

Asilo de Blumenau foi destelhado pelo temporal (Foto: Defesa Civil/Divulgação)

Asilo de Blumenau foi destelhado pelo temporal (Foto: Defesa Civil/Divulgação)

Litoral Norte

No Litoral Norte, em Balneário Camboriú, ao menos 10 ocorrências foram registradas na central da Guarda Municipal. A maioria foi quedas de árvore e fios de luz caídos nas ruas.

Oeste

Em Chapecó, pouco antes das 5h, a SC-283 ficou parcialmente obstruída após um deslizamento de terra. A Defesa Civil não informou uma previsão de horário para liberação do trânsito.

Em Xanxerê, por volta da 1h30, ao menos 50 casas foram destelhadas, e árvores e postes de energia elétrica caíram, informou a Defesa Civil. Galhos de árvores atingiram a rede elétrica em São Miguel do Oeste.

De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil Adair José Flamia, 63 casas tiveram destelhamentos em Catanduvas, principalmente na área rural. Em Joaçaba, foram sete. Uma das famílias foi desalojada e está em aluguel social, em que a prefeitura paga uma quantia mensal, já que não foi aberto abrigo. Em Água Doce, foram três casas destelhadas.

Em Itapiranga, um deslizamento atingiu os fundos de uma casa. Houve na BR-282, em Erval Velho, mas o fluxo de veículos havia sido normalizado no início desta manhã.

Entre 4h e 6h, ruas de Concórdia foram danificadas por causa do alto volume de água. No bairro Nações, o mais atingido, partes de calçadas foram arrancadas pela força da correnteza, conforme a Defesa Civil.

Norte

Na BR-280, no km 11, em São Francisco do Sul, o trânsito ficou bloqueado até 8h20. Até pouco depois das 9h havia filas no local, segundo a PRF.

Em Guaramirim, foram registradas uma queda de árvore e uma de um outdoor. Em Jaraguá do Sul, foram duas comunicações de queda de árvores, sendo uma delas no bairro Chico de Paulo. Esses dois municípios e Corupá tiveram falta de energia elétrica.

Serra

A BR-470, no km 225, em São Cristóvão do Sul também houve queda de árvore e bloqueio de trânsito durante a madrugada.

Fonte: G1 SC