POR ANETE POLL - anete@jornalagora.com.br

A Operação Golfinho, através dos salva-vidas, na praia do Cassino, registrou 91 ocorrências desde o início da temporada, aberta oficialmente no dia 17 de dezembro.

Somente neste final de semana foram registrados oito salvamentos, cinco no sábado e três no domingo. Até agora, os salvamentos superaram a temporada inteira passada. “Em comparação com a temporada anterior, quando foram realizados 14 salvamentos, temos hoje praticamente seis vezes mais”, informou o coordenador-geral dos salva-vidas do Litoral Sul, Ben-Hur Pereira da Silva. Houve o registro de uma morte, no dia 19 de janeiro.

Conforme Ben-Hur, a alta incidência de salvamentos se dá em função da mudança na morfologia da praia. Há vários fatores que contribuíram para isso. Um deles é em função do avanço do mar, que formou bancos de areia, trazendo de volta as ondas, principalmente entre as guaritas 13 e 21. Ao mesmo tempo, houve um aumento de profundidade e buracos. Segundo o militar, esses buracos têm de 1,5 até 3 metros e ficam logo após o primeiro banco de areia, entre 20 e 30 metros da praia.

O coordenador-geral dos salva vidas alerta para os veranistas que estão chegando, que tomem muito cuidado com a água. “Quem acompanha diariamente é mais tranquilo, pois conhece o mar. O problema é quem está chegando agora e não sabe o que ocorreu de mudança”, finalizou Ben-Hur Pereira da Silva.

Fonte: Jornal Agora

Foto: Luiza Trápaga