O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) interditou parcialmente um bar localizado no centro de Capão da Canoa, por falta de alvará do Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) e por não apresentar equipamentos básicos para a prevenção de incêndio. No momento da fiscalização dos bombeiros, na noite de sexta-feira, uma fila de clientes se formava na entrada do local.
De acordo com o coordenador da ação do CBM, capitão Fernando Goulart Silva, o ambiente utilizado como danceteria e palco de shows foi interditado por não contar com todos os equipamentos de combate a incêndio. “São ajustes que precisam ser feitos. Enquanto não fizerem, os proprietários se comprometeram a não abrir aquela parte do bar usada como danceteria”, destaca. Silva afirma que as ações de fiscalizações vão continuar pelos próximos dias no Litoral Norte.
E lembra do episódio do incêndio da boate Kiss, em Santa Maria, em 2013, que deixou 242 mortos. Ele reforça que a legislação está mais rigorosa no que diz respeito à aglomeração de público. “Ninguém quer mais esse tipo de situação, por isso mantemos atenção redobrada”, explica. Conforme Silva, pelos próximos dias, a parte superior do bar utilizada como danceteria permanecerá fechada até que os proprietários façam as adequações necessárias.
O segundo andar poderá funcionar normalmente como restaurante. “Vamos realizar nova vistoria nos próximos dias para verificar se foram implementadas a adequações”, destaca. Em outros dois bares de Capão da Canoa, os bombeiros emitiram notificações por ausência de itens mínimos de segurança contra incêndio. Outras duas notificações foram assinadas pelo Comando Ambiental da BM em mais dois bares da cidade. Em Imbé, ocorreram quatro notificações administrativas tributárias e oito por infração contra prevenção de incêndio em dez restaurantes vistoriados.