Mais um gambá foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros esta semana. Desta vez, a captura ocorreu na área urbana de Barbacena, na sexta-feira (8). Em menos de uma semana, este foi o 3º gambá resgatado no Campo das Vertentes.

Segundo os bombeiros, o animal foi encontrado em um canteiro de obras, entre os materiais de construção, na Avenida Sanitária, no Bairro Monsenhor Mário Quintão.

 
Relembre os resgates da semana 
 
Na quinta-feira (6), um gambá foi capturado nos fundos de um restaurante, no Centro de São João del Rei.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o animal estava perto de um local destinado a descarte de lixo do estabelecimento.

Ainda segundo os funcionários, o gambá apareceu de repente, estava agressivo e ameaçava atacar as pessoas.

O animal foi capturado pelos bombeiros e transportado até uma área de mata preservada. Ninguém ficou ferido.

Também em São João del Rei, na terça-feira (5), um gambá foi resgatado em um clube na região central da cidade.

De acordo com funcionários do local, o animal estava próximo à área comum do clube e, para evitar que ele se ferisse ou viesse a atacar alguém, os funcionários conseguiram prender o gambá em uma gaiola até a chegada dos bombeiros.

Os bombeiros retiraram o gambá do local e o acondicionaram em uma caixa adequada. Como não tinha nenhum ferimento, ele foi solto posteriormente em área aberta de vegetação longe de residências.

Orientações e cuidados 

Conforme apurado pela TV Integração, somente no último mês, mais de 20 ocorrências de animais silvestres em áreas urbanas foram registradas pelo Instituto Federal de Florestas (IRF). As queimadas e o desmatamento são as principais causas do aparecimento de animais silvestres nas cidades, o que pode colocar em risco a segurança da população.

Em épocas de seca, como em junho, um dos meses com menor previsão de chuvas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essas queimadas em vegetações se tornam ainda mais frequentes.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, só no último mês foram atendidas 72 ocorrências em áreas de vegetação. O período de estiagem piora a situação das queimadas, mas incêndios clandestinos também não são descartados pelos bombeiros.

A presença desses animais também tem sido registrada com maior frequência devido ao avanço de áreas urbanas em locais que antes tinham maior presença de animais silvestres.

De acordo com a Guarda Municipal, no mês de junho foram registradas 21 ocorrências de animais silvestres em áreas urbanas.

É importante ressaltar que, caso encontrem animais silvestres em áreas urbanas, a população deve acionar as autoridades responsáveis. Dessa forma é garantida a integridade das pessoas e dos animais, que podem transmitir doenças e não devem ser tocados.

"Matar, perseguir, caçar, apanhar espécimes da fauna silvestre e crime. Em casos de presença de animais silvestre em perigo, risco ou agressivo ligue 193", ressaltou o Corpo de Bombeiros.