A base do Corpo de Bombeiros Militares, responsável pelo atendimento da região do bairro Garcia, em Blumenau, voltará a funcionar 24 horas. Pelo menos desde 2018 a unidade opera com restrições em alguns horários devido a falta de efetivo. O modelo de funcionamento ainda não será o ideal, mas irá suprir a carência durante à noite e madrugada.
A reabertura 24 horas da base do Garcia só será possível devido a participação dos bombeiros comunitários, já que não houve aumento de efetivo de militares. Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros, Fillipi Pamplona, a unidade irá operar com três profissionais, sendo um militar e dois comunitários, no sistema de revezamento de viaturas.
Neste modelo, se a ambulância for acionada, o caminhão não poderá se deslocar. E vice-versa. Caso seja necessário um reforço de viaturas, os bombeiros que atuam no batalhão do Centro e na base norte poderão ser acionados.
“A base possui uma ambulância e um caminhão. Só sai um por vez. Mas os atendimentos da região sul serão todos realizados pelo efetivo da base do Garcia a partir de segunda. Independentemente do horário.”, disse.
O capitão explica que para operar com as duas viaturas ao mesmo tempo seria necessário mais quatro bombeiros militares, assim teria dois militares por viatura. Sem aumento de efetivo por parte do governo do estado, a forma encontrada para abrir 100% a base foi com auxílio dos bombeiros comunitários.
Em fevereiro, a coluna noticiou que a falta de efetivo impedia a abertura da base 24 horas. Com a reestruturação, o bombeiro militar será o responsável direto por todas as ações na base de atendimento do Garcia e terá auxílio da dupla.
“Os comunitários terão uma participação direta nos atendimentos e terão uma grande evolução técnica. A população ganha muito porque reduz o tempo resposta e aumenta a oferta de atendimento do Corpo de Bombeiros.”, destacou.