Uma bebê recém-nascida foi abandonada dentro de uma sacola em frente ao portão do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) do Corpo de Bombeiros, no bairro Jacarecanga, e resgatada por volta das 5h50 da manhã da sexta-feira (19).
A criança, do sexo feminino, ainda estava com a placenta e o cordão umbilical presos a ela no momento em que foi encontrada por dois subtenentes da corporação.
De acordo com o comandante do CTDH, o tenente-coronel Cláudio Barreto, ainda não se sabe se a menina foi abandonada no local no fim da noite desta quinta-feira (18) ou se durante a madrugada de hoje.
Ela foi encontrada com sinais de hipotermia e estava praticamente imóvel, mas foi envolvida pelos bombeiros em uma manta térmica e já aparentava estar bem, apresentando sinais vitais bons. Em seguida, foi levada ao Hospital Geral Dr. César Cals para ser submetida a exames.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também atuou no trabalho de resgate. "Do jeito que nasceu, ela foi colocada lá porque estava com placenta e cordão umbilical. Ainda choveu no decorrer da madrugada e ela não tinha chorado ainda, mas depois ela chorou e está bem", garante.
Localização dos responsáveis
Ainda segundo o tenente-coronel, o Corpo de Bombeiros e a polícia já estão realizando buscas na região para tentar identificar quem abandonou a menina.
Caso os responsáveis não sejam localizados, ela será encaminhada para adoção. "Eu creio que [quem abandonou] tenha sido alguém [que mora] próximo ao quartel, no Centro".
Para o comandante do CTDH, a escolha para colocar a criança em frente à unidade do Corpo de Bombeiros não teria sido ao acaso.
"O Bombeiros salva vidas e a pessoa que abandonou deve ter pensado: 'vou deixar minha filha aqui em frente pra ver se eles salvam ela e, de repente, alguém adota'. Digo isso porque aqui perto tem uma praça e essa pessoa poderia muito bem ter colocado a criança debaixo de algum brinquendo, onde não molha de jeito nenhum, mas ela colocou aqui, bem visível pra gente", diz.
"É uma menina linda. Sinceramente, estou até com vontade de adotá-la porque eu só tenho três filhos homens", diz, sorrindo.