O Comando-Geral da Brigada Militar vem a público esclarecer à sociedade gaúcha a posição institucional acerca dos dados veiculados em matéria publicada no jornal Zero Hora do dia de hoje, 23/6 (quarta-feira), sob o título "Polêmica na farda. Bombeiros impedidos de participar de evento em SC".

Primeiramente destaca-se que o Corpo de Bombeiros da Brigada Militar (BM) é conceituado nacionalmente como um dos mais qualificados tecnicamente de todas as corporações existentes. Tal conceito foi angariado ao longo dos anos com exaustivo treinamento, estudo, investimento, dedicação dos comandantes e executores dessa atividade especial da Brigada Militar.

Os integrantes dos Bombeiros da Brigada Militar, Oficiais e Praças, frequentemente realizam cursos técnicos reconhecidos internacional e nacionalmente, os quais, na grande maioria das vezes, são custeados com verba pública, despesa esta que é considerada um investimento de relevância para a sociedade, que exige contar com profissionais qualificados de prevenção, combate a sinistros e defesa civil. Relativo à participação dos bombeiros no evento de SC, afirma-se que o Comando da Brigada Militar não recebeu convite ou programação do seminário, porém, não há óbice por parte do comando-geral, desde que os interessados o façam sem prejuízo do serviço, haja vista que a Corporação já está investindo fortemente em qualificação, participando de três (3) seminários voltados para o aperfeiçoamento das técnicas e procedimentos destes profissionais, os quais têm as seguintes datas: 14/6, encontro de comandantes regionais de Bombeiros, realizado na cidade de Santa Maria; 24/6, em seminário do CREA; e no dia 17/8, seminário de bombeiros, na Unisinos.

Por esta razão, após ouvido o Comandante dos Bombeiros da Brigada Militar, decidiu o comando-geral em não autorizar a participação destes no seminário de SC, com ônus ao erário ou prejuízo do serviço, decisão esta embasada nos princípios da administração e da gestão da coisa pública.

Fonte: www.brigadamilitar.rs.gov.br