Uma das palestras mais esperadas do I Seminário de Bombeiras Militares do RS, realizado no sábado (7 de outubro) em Porto Alegre, foi a da Tenente Coronel Camila Paiva, a única mulher presidente de uma associação de bombeiros militares, estando a frente da Associação de Bombeiros Militares de Alagoas (ABMAL). Responsável por quebrar paradigmas de uma Corporação fundamentalmente de homens, a Oficial encerrou o seminário com uma palestra emocionante e de tirar o fôlego de todas as bombeiras gaúchas presentes.
Após contar sua trajetória de vida e também profissional, a Tenente Coronel chama a atenção pela simpatia e profissionalismo ressaltando a todo momento que “lugar de mulher é onde ela quiser”.
No decorrer de sua caminhada a Tenente Coronel faz questão de construir novas regras, sempre em conjunto com aqueles que caminham ao seu lado e que querem fazer do Corpo de Bombeiros uma instituição cada vez mais forte em todo o Brasil. “Não é porque somos mulheres que devemos baixar a cabeça e nos sentirmos incapazes de fazer atividades historicamente realizadas por homens. Isso é coisa do passado, somos capazes de fazer muito mais do que imaginamos, sem perder a feminilidade e a garra que toda mulher tem”, destaca a Oficial.
Além disso, ela foi a primeira Oficial mulher do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CB/AL), a primeira colocada no concurso e a primeira mulher a comandar uma área operacional, sendo atualmente a responsável pelo Grupamento de Incêndio do CB/AL. “Nenhuma das etapas foi fácil, mas era óbvio que eu ia aceitar o desafio”, ressalta ela.
Fonte: Assessoria de Comunicação ABERGS, Daiane Roldão da Silva
Imagem: Camila Cardoso