Paulo Barroso é coronel da reserva dos Bombeiros em Cuiabá, em Mato Grosso. Seu primeiro combate a um incêndio florestal foi no Pantanal, em 1998.
Mesmo depois de tanto tempo trabalhando na região, Barroso ficou marcado pela tragédia do ano passado. Em 2020, o bioma enfrentou por meses focos de queimadas.
O bombeiro conta que montou acampamento no Pantanal para poder ajudar ao máximo no combate aos focos de incêndio.
“Ano passado foi uma experiência marcante da minha vida. Fiquei três meses e meio acampado no Pantanal, não saia daqui”, conta.
Assim como o coronel da reserva dos Bombeiros, o Profissão Repórter desta terça-feira (28) mostrou o trabalho de brigadistas e resgatistas no Pantanal.
Barroso nasceu no Rio de Janeiro, mas mora próximo a Cuiabá. Ele conta que tem um filho de 15 anos e foi na paternidade que encontrou o despertar para cuidar e preservar o meio ambiente. Hoje, ele trabalha como coordenador técnico do Brigadas Pantaneiras.
“Queria que ele estivesse aqui comigo. Mas eu acho que ele vai vir no momento certo. Depois que ele nasceu que me deu um clique de me empenhar mais. Eu sempre defendi o meio ambiente, mas não era com tanto empenho", diz.
"Quando a gente tem um filho, a gente passa a ter uma grande responsabilidade porque tem que dar o exemplo. Se a gente quer deixar uma boa semente, a gente tem que dar o exemplo", completa.
Veja a reportagem clicando AQUI.