O domingo de Dia dos Pais do sargento do Corpo de Bombeiros Militar, Elivar Luis Backes, de 35 anos, foi duplamente especial. O dia era de folga, mas acompanhado do filho Pedro Luis Mônego Backes, de 7 anos, ele parou para auxiliar em um resgate, após um acidente que aconteceu na manhã do domingo (8), na SC-157, entre Coronel Freitas e Quilombo, no Oeste catarinense. 

O sargento, que trabalha no batalhão de São Lourenço do Oeste, havia buscado o filho em Chapecó, na manhã de domingo, para passar a data junto com a família paterna em Quilombo.

No caminho para o município, já com o filho no carro, recebia de outros condutores sinal de luz, que informava sobre perigo na pista. O sinal não passou despercebido para o pequeno, que logo quis saber o significado.  Backes disse que o filho sempre gostou muito dos bombeiros. “Ele falou: ‘pai, vamos lá ajudar, porque somos dois bombeiros’”,  relembra o sargento.

O bombeiro deixou o filho aos cuidados de uma mulher, que estava no local, enquanto – vestido de um colete que o identificava como socorrista –  auxiliou no resgate. 

O sargento comentou que, muitas vezes, por conta da profissão, os bombeiros precisam se ausentar da família. Para ele, naquele momento, o filho compreendeu mais sobre a importância do trabalho do pai e as ausências ocasionadas pela profissão. 

Ao encerrar o atendimento e chegar em casa, Backes recebeu uma foto, em que Pedro aparece acompanhando de perto o trabalho do pai. A imagem teve um grande significado para ele. “Por ser Dia dos Pais acabou por ter um valor a mais, por eu estar ali e ter meu filho me vendo trabalhar”. 

Backes trabalha há 12 anos no Corpo de Bombeiros Militar e essa foi a primeira vez que Pedro o acompanhou durante um atendimento. “Ele foi várias vezes ao quartel, mas foi a primeira vez que acompanhou um momento em que eu estava trabalhando na prática”, contou.  

Acidente na SC-157

O acidente que o sargento auxiliou aconteceu no domingo (8), por volta das 10h, na SC-157, entre Coronel Freitas e Quilombo. No local, houve uma colisão entre um caminhão e dois veículos. O Corpo de Bombeiros Militar informou que foi atendido um homem, que não teve a identidade revelada, que conduzia um Ford/Ka.

Os socorristas informaram que a vítima teve vários ferimentos pelo corpo, além de suspeita de fratura de tórax. Após ser atendido pela equipe dos Bombeiros de Coronel Freitas, o motorista foi levado ao hospital.