O 1º Sargento Jeferson França, do Corpo de Bombeiros Militar de Torres, apresentará três estudos científicos na World Conference on Drowning Prevention (WCDP) 2025. O evento, que será realizado no Egito, é a maior conferência mundial sobre prevenção de afogamentos. 

A WCD está marcada para novembro e reunirá especialistas e profissionais de todo o mundo para discutir as melhores práticas, inovações e soluções na área de salvamento aquático. 

Os três trabalhos do bombeiro militar de Torres aprovados para o evento mundial destacam a atuação do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS). Os estudos abordam a prevenção de afogamentos e a gestão de desastres frente às mudanças climáticas. 

"A participação na conferência mundial de 2025 é uma oportunidade de compartilhar o conhecimento e a experiência do Brasil com especialistas de todo o mundo, além de aprender com as melhores práticas e inovações na área", avalia França. 

Veja os estudos:

- Atuação do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS-Brasil) nas enchentes de maio de 2024 - Este estudo analisa a resposta do CBMRS às recentes enchentes, destacando os desafios e as lições aprendidas. 

- Efeitos das mudanças climáticas nas enchentes de 2024 no Brasil: uma análise das falhas de prevenção e gestão pública - Esta pesquisa explora a relação entre as mudanças climáticas e a intensificação das enchentes, examinando as falhas na prevenção e na gestão pública. 

- Impacto do Projeto Guarda-Vida Mirim na disseminação de práticas seguras em ambientes aquáticos no Rio Grande do Sul - Este trabalho avalia o impacto do projeto Guarda-Vida Mirim na promoção da segurança aquática entre crianças e adolescentes.