O soldado Thiago Amorim e a cadela Moana, do 7º Batalhão de Bombeiros Militar de Itajaí, no Vale, já estão prontos para atender os chamados em Santa Catarina. A dupla recebeu a Certificação Estadual de busca e salvamento após ser aprovada nos exames de obediência e destreza, além da busca noturna. As provas ocorreram entre segunda-feira (29) e terça-feira (30).
Antes disso, eles já haviam sido aprovados nas provas diurnas tanto de busca, quanto de obediência e destreza no final do ano passado. Em Santa Catarina, foram 95 ações com cães em 2020.
Segundo Amorim, a conquista tem um gosto especial. Filho do Sargento Evandro Amorim, que fez história com o cão Ice na região, o soldado continuará o legado do pai já aposentado.
“Eu fiquei muito emocionado com tudo que nós vivenciamos até aqui e a certificação é um fruto do nosso esforço. Mas a partir de agora tem muito a ser feito, já que precisamos manter o ritmo, aprimorar as técnicas para ficarmos sempre prontos para ajudar aos cidadãos”, disse Thiago Amorim.
Ice foi o primeiro cão guarda-vidas de Santa Catarina e atuou também em Itajaí. Também aposentado, o animal auxilia agora crianças nas terapias assistidas com cães na região. Quando prestava serviços aos bombeiros, e participou de grandes missões, inclusive nacionais, como na tragédia de Mariana.