O 4º Batalhão de Bombeiros Militar de Santa Maria realizou o projeto Bombeiro Por Um Dia neste sábado. A proposta é levar a comunidade santa-mariense para conhecer a rotina e os desafios da profissão por meio de atividades práticas. O evento marca a data do Dia Nacional do Bombeiro que é comemorada no dia 2 de julho.
As atividades do projeto ocorrem anualmente, mas ficou dois anos em hiato por conta da pandemia. A edição deste ano contou com 11 participantes que puderam conhecer práticas que fazem parte da rotina dos bombeiros, como rapel, atividade pré-hospitalar, busca e resgate, combate a incêndio, entre outras.
Os participantes atuam em áreas diversas e se inscrevem para se aproximar da rotina dessa profissão tão desafiadora. Marili Giareta, que trabalha como gerente de RH, decidiu se inscrever no projeto para conhecer de perto uma das profissões que mais a encanta:
– É um dos sábados mais especiais que eu já vivi. A gente viu palestras com orientações sobre várias áreas que a gente nem sabe que os bombeiros se envolvem. Depois tivemos o rapel que foi muito desafiador. Eu tenho medo de altura e quase desisti por duas vezes, mas consegui dominar meu estresse e realizar – comenta Marili.
Além de ajudar as pessoas a superarem desafios no projeto Bombeiro Por Um Dia, os profissionais da área vivem a missão de realizar resgates em desastres naturais e incêndios, salvando vidas diariamente. Uma das atividades que marcou a tarde deste sábado foi a busca e resgate com cães em área rural na Fepagro. A atividade, que também pode ser realizada em área urbana, contou a presença de 11 participantes, com instrução da equipe do corpo de bombeiros de Santa Maria, e também dois cachorros que realizaram simulações de busca por pessoas perdidas na área rural.
O Tenente Coronel José Carlos Sallet, Comandante do 4º batalhão de Bombeiros Militar reforça a importância do projeto para a comunidade e para o Corpo de Bombeiros:
– A ideia é que a comunidade no geral venha, quanto mais variado for a origem e a profissão, pra nós é melhor. É sinal de que a comunidade está buscando o Corpo de Bombeiros e buscando conhecer a nossa atividade – explica Sallet.
O evento ocorre anualmente e abre as inscrições 40 dias antes da realização das atividades.