De incêndios em grandes extensões de terra a salvamentos delicados em áreas de difícil acesso. O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso recebe diversos chamados diariamente. E um deles mobilizou os moradores do Centro de Sorriso (a 420 km de Cuiabá).
Todos acompanharam atentos o salvamento de dois filhotes de cachorro que, abandonados, acabaram caindo na rede de drenagem de águas pluviais, popularmente conhecida como boca de lobo.
Quando militares chegaram à Rua Carmem Miranda, de pronto, retiraram as tampas.
Mas o espaço estava com tanto lixo que não foi possível que um dos bombeiros rastejasse até os animais. Ele sequer conseguia vê-los. Só se podia ouvir o choro dos cães.
Com autorização da Secretaria de Obras do município, então, um buraco foi aberto na rua. Foi preciso quebrar o asfalto e cavar até encontrar o poço de visita.
A equipe utilizou ferramentas manuais para abrir o buraco como picareta, alavanca e enxada. O esforço valeu a pena. Os animais foram salvos, assustados e com fome.
De acordo com a assessoria dos bombeiros, a mulher que fez o chamado adotou os bichinhos. O caso ocorreu no último sábado (28).
Vale ressaltar, o abandono de animais é uma forma de maus-tratos e classificada como crime no Brasil. Consta no artigo 32, da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98).
O causador está sujeito a uma pena de detenção de 3 meses a 1 ano, além de multa.