O número de afogamentos nas praias de Angra dos Reis, RJ, traz um alerta para essa época de calor.
Segundo o Corpo de Bombeiros, de janeiro a agosto de 2017 foram 451 ocorrências nas cinco praias próximas ao Parque Mambucaba.
Por isso, os bombeiros alertam para os riscos da combinação bebida alcoólica e mar. Uma placa na areia indica que não dá para descuidar. Com crianças então, nem se fala. A Jessica sabe bem disso e fica o tempo todo falando e gesticulando com os filhos, mesmo com as crianças usando boias.
"Se eles somem um pouquinho já fico doida. Vou conversando e quando eles aprontam muito eu tiro [da água]. Deixo de castigo um pouquinho e depois deixo entrar de novo".
O Márcio, a Vanessa e os filhos vieram de Mangaratiba. Assim que chegou na praia, o casal teve uma boa conversa com os meninos.
"Passamos orientação para eles terem cuidado, para a correnteza não puxar e eles ficarem bem na beirinha", disse Márcio.
Não dá para dar bobeira. Numa faixa de areia com extensão de 2 km, onde duas pessoas morreram afogadas no início deste ano, a equipe de reportagem do RJTV encontrou somente um posto de salvamento.
Segundo o major do Corpo de Bombeiros Leonardo Ramos da Silva, um estudo é feito para verificar onde é necessária a presença dos guardas-vidas.
"A legislação, ela não nos obriga estar em todas as praias. Esse estudo é complexo, não é um estudo simples, fácil de se realizar. Hoje estamos adotando diversas estratégias diferenciadas para poder atender o máximo de praias possíveis".
Fonte: G1 Sul do Rio e Costa Verde