A equipe do Corpo de Bombeiros aplicaram, ontem, no primeiro dia Operação Abafa 2020 $ 750 mil em multa durante ações de fiscalização em duas propriedades no município de Nova Maringá (370 quilômetros ao Médio Norte de Cuiabá). Durante as atividades foram constatadas infrações por uso do fogo com a finalidade de antropização em vegetação nativa, com cerca de 500 hectares autuados e R$ 750 mil reais em multa no primeiro dia da operação.
Os proprietários foram notificados, autuados e orientados sobre a vigência do decreto que proíbe o uso de fogo para limpeza e manejo de áreas no período compreendido entre 1º deste mês até 30 de setembro.
O objetivo da operação é realizar o enfrentamento qualificado nos crimes ambientais, especificamente desmatamentos e degradação florestal, incêndios florestais e queimadas irregulares.A fiscalização de áreas com uso irregular do fogo será todo o território do Estado. A Operação conta com o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) e Força Nacional de Segurança Pública.
Conforme Só Notícias já informou, ontem, equipes do Corpo de Bombeiros trabalharam por mais de 3 horas para conseguir acabar com um incêndio nas proximidades da rodovia federal, num trecho localizada a cerca de 15 quilômetros do centro de Sinop.
Um aeronave dos bombeiros chegou a ser acionada para ajudar no combate das chamas, mas apresentou problemas técnicos e não conseguiu decolar. Por conta do incêndio, a pista precisou ser totalmente interditada na região que causou excesso de fumaça que atrapalha a visibilidade dos motoristas. A liberação da rodovia só ocorreu por volta das 17h.