Os bombeiros da 1ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar, em São Miguel do Oeste, realizaram 91 atendimentos na quarta-feira (10), após o registro de um possível tornado que causou estragos nas cidades de Belmonte e Descanso, no Extremo Oeste de Santa Catarina.

Segundo o Capitão Galeazzi, as localidades mais atingidas pelos fortes ventos e que danificaram residências e derrubaram árvores, ocorreram na região central da cidade de Descanso, na linha Pratinha e no bairro Antônio Rech.  Já na cidade de Belmonte, o centro da cidade foi o mais atingido.

Em Descanso, os bombeiros atenderam 77 atendimentos para entrega de lonas, totalizando 3.892 m², além de quatro chamados para cortes de árvores caídas sobre a via e que ofereciam risco.

Na cidade de Belmonte, foram entregue 110 m² de lona em sete atendimentos e realizado cortes de árvores em três ocorrências.

Além dos 12 bombeiros e das quatro viaturas do Corpo de Bombeiros que atuaram nos atendimentos, as prefeituras municipais também fizeram a entrega de lonas para a população atingida.

Defesa Civil investiga tornado

Segundo informações da Defesa Civil de SC, meteorologistas estão analisando as imagens dos radares meteorológicos na região, além de fotos e vídeos que circulam pela Internet e que chegaram à instituição, para definir se houve mesmo um tornado ou uma micro explosão na região.

No entanto, somente após uma avaliação nos locais atingidos é que será possível identificar qual fenômeno atingiu as duas cidades. Essa avaliação será realizada na manhã da quinta-feira (11).

Num relatório preliminar, divulgado pelo órgão, a indicação é de que a ocorrência tenha sido um tornado.