Em menos de 24 horas, o Corpo de Bombeiros atendeu a três ocorrências de fogo em lotes vagos em Belo Horizonte. Na madrugada desta quinta-feira (18), um incêndio atingiu um matagal às margens da Avenida Petit, no bairro Boa Vista, na Região Leste. Os militares foram chamados por volta de 1h.
Segundo o chefe da equipe, foram necessários 1,5 mil litros de água para apagar as chamas que consumiram aproximadamente 2 mil metros quadrados de mata e gerou grande quantidade de fumaça. O fogo foi debelado, o risco e a fumaça extintos.
Na tarde desta quarta-feira (17), teve fogo em um lote vago na Rua Soldado Manoel Ferreira, no bairro São João Batista, na Região de Venda Nova.
A corporação foi acionada por volta das 16h50 porque as chamas ameaçavam imóveis. O lote é murado, mas apresenta risco para as pessoas.
Ainda nesta quarta, na Rua Coronel Joaquim Tibúrcio, no bairro Heliópolis, na Região Norte, os militares foram chamados por volta das 17h por causa de um incêndio em um lote vago. De acordo com os moradores, havia muita fumaça e fogo com chamas altas com risco para as residências.
Campanha Alerta Verde
O Corpo de Bombeiros realiza a campanha Alerta Verde durante o mês de março. De acordo com a corporação, este é o momento oportuno para reforçar as ações de vistoria e conscientização da população para a limpeza dos terrenos, pois é exatamente no período chuvoso que a vegetação cresce bastante, potencializando os incêndios.
Segundo os militares, mais de 41% das ocorrências de incêndio em vegetação são em lotes vagos. De um universo de 20.741 chamados atendidos, no ano de 2020, em todo o estado, 8.601 são de incêndios em lotes vagos, seguido de 4.726 em área urbana não protegida e 3.240 focos em área rural.