Quatro jovens com idades entre 18 e 23 anos se perderam nesta terça-feira no Parque Nacional de Itatiaia, no Sul Fluminense, após 5 quilômetros de caminhada. O Corpo de Bombeiros foi acionado por um deles por volta das 19h e realiza buscas no local.
Quinze bombeiros de Resende e Itatiaia iniciaram as buscas por volta das 4h desta quarta-feira. Durante a madrugada, o grupamento permaneceu em contato com os homens, cujo objetivo era caminhar por uma trilha que levasse ao Pico do Maromba, um dos pontos turísticos da região, onde iriam acampar.
Segundo a corporação, equipes procuram o grupo por terra na parte alta do parque, no Vale do Pavão e no local conhecido como Sítio do Escorrega, contando com a ajuda de um helicóptero.
A assessoria de imprensa informou ainda que os jovens estão alimentados e lúcidos numa área de mata aberta e tentando se proteger.
No entanto, segundo o major Bruno Cardoso, do Destacamento do Bombeiro de Itatiaia (DBI), os jovens estão sem sinal de internet e não souberam explicar o local exato onde estavam. Por isso, o aplicativo de GPS da corporação foi acionado, conseguindo localizá-los aproximamente. O chefe do Parque Nacional do Itatiaia, Gustavo Tomzhinsky, acompanha as buscas.
— Suspeitamos que eles estejam na altura do distrito de Maromba, em Itatiaia – disse Cardoso.
O major disse ainda que os bombeiros estão ligando apenas para falar o necessário para não gastar a bateria dos aparelhos dos jovens, que seriam moradores do distrito de Visconde de Mauá, em Resende.
O grupo está sem guia e não entrou pela portaria oficial do parque. Acredita-se que eles tiveram acesso por meio da localidade conhecida como Vale do Pavão.
A reserva ocupa uma área de aproximadamente 28 mil hectares e é caracterizado por montanhas e rochas, sendo o Pico das Agulhas Negras o ponto mais alto, com altitude de 2.791 metros.
* Especial para o EXTRA
Fonte: Dicler de Mello e Souza* e Louise Queiroga