Os bombeiros foram acionados por um morador que levou um susto ao chegar em casa e encontrar uma jararaca na porta de casa na noite da segunda-feira (10) em Capinzal, no Oeste catarinense. Na manhã da terça-feira (11) o animal foi liberado pelo Corpo de Bombeiros Militar em um local seguro.

O caso ocorreu no loteamento Jardim da Serra. Às 23h45 de segunda o morador chegou em casa e encontrou a cobra na porta. Segundo os bombeiros, ela até poderia ter passado por baixo da porta, mas era grossa. O animal tinha um metro e meio de comprimento. Ela não picou ninguém.

Com uma pinça para pegar serpentes, os bombeiros capturaram o animal e colocaram em um cano de pvc com furos para o animal respirar. Na manhã desta terça, os bombeiros soltaram a cobra em segurança uma área desabitada no interior da cidade sob orientação da Polícia Militar Ambiental. Ainda conforme os bombeiros, não são comuns ocorrências com serpentes na cidade.

Orientações

Os bombeiros recomendam que sempre que alguém encontrar uma cobra em área urbana, acione os bombeiros, que possuem o devido treinamento e equipamentos de segurança, como perneira e luvas, para captura adequada do animal sem machucá-lo.

A jararaca, por exemplo, tende a tentar dar bote quando se sente ameaçada e, por isso, é perigoso que o próprio morador tente capturá-la. O Corpo de Bombeiros recomendam ainda que a pessoa não se aproxime da serpente e mantenha distância até que os bombeiros cheguem.