Os 22 bombeiros militares catarinenses que participaram da Operação Pantanal estão retornando para o estado após 14 dias de combate aos incêndios florestais no Mato Grosso do Sul. A viagem de retorno iniciou nesta segunda-feira, dia 19, com previsão de chegada para a noite da terça-feira, dia 20. 

Do Sul catarinense são quatro bombeiros da Força-Tarefa 04 (FT04), do 4º Batalhão de Bombeiros Militar de Criciúma (4º BBM), que participaram da operação: sargento Guilherme Lopes Spillere e o cabo Maurício José Pereira, ambos lotados em Forquilhinha; o cabo Henrique Figueiredo Duarte, de Urussanga, e o soldado Eduardo Luiz Martins, de Criciúma. 

“Foram dias e noites de estratégias, técnicas, monitoramentos e combates. A atuação das equipes de Santa Catarina foi realizada em diversas regiões do Pantanal, preservando a vida, a natureza e as edificações que estavam em risco”, pontua o CBMSC. 

Ainda conforme o CBMSC, em função da redução do número de incêndios florestais, a princípio não será enviada nenhuma outra equipe catarinense para o Mato Grosso do Sul. O atendimento será mantido com o efetivo local do Corpo de Bombeiros. No último dia de combate, a despedida aconteceu com chuva, fenômeno que contribui no combate às chamas. 

“O combate aos incêndios florestais é uma atividade de alto risco, exigindo cursos específicos, pois existem muitas variáveis. A topografia, a temperatura, umidade relativa do ar, a precipitação e os ventos podem mudar rapidamente todo o cenário da ocorrência. A simples mudança de direção do vento e velocidade pode alterar todo o planejamento, bem como deixar os combatentes encurralados”, explica o CBMSC, lembrando o caso ocorrido em 2013, no Arizona-EUA, onde 19 bombeiros perderam a vida no combate aos incêndios florestais. O caso foi retratado no filme “Homens de Coragem".