Em comemoração ao aniversário de 102 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE), celebrado em 1º de outubro, nos dias 8 e 9 (sábado e domingo), o RioMar Aracaju recebe a corporação no Espaço Bem Viver para realização de exposição alusiva à data.
A ação irá apresentar ao público os equipamentos utilizados pela corporação nas ocorrências, exibir a banda de música do CBMSE – que preparou um repertório especial para compartilhar com o público – e contará com a participação de oficiais e soldados que irão falar sobre o valioso trabalho prestado pelos bombeiros à sociedade sergipana.
Sobre o CBMSE
O CBMSE foi criado em 1º de outubro de 1920, após um grande incêndio que destruiu a loja “Casa Celeste”, localizada no centro da capital sergipana. O fato demonstrou a necessidade de um serviço voltado a salvaguardar vidas e bens em situações de incêndio. O decreto da criação foi feito pelo então presidente da província de Sergipe, Joaquim Pereira Lobo, e os primeiros veículos da corporação foram um carro-bomba a vapor e uma escada magyrus, ambos de tração animal.
Se passaram 102 anos e o Corpo de Bombeiros continua a salvaguardar vidas e bens, prestando um serviço de qualidade à população sergipana, obedecendo a padrões operacionais internacionais. A corporação ampliou sua área de atuação e hoje atende não só incêndios, mas também ocorrências de busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar, perícia, realiza ações de defesa civil e atividades de prevenção e fiscalização.
Atualmente a corporação conta com um efetivo de 750 bombeiros e oito unidades operacionais distribuídas em todo o Estado, sendo três na capital e cinco nos municípios de Nossa Senhora do Socorro, Estância, Itabaiana, Lagarto e Propriá.