Os bombeiros de Caxias do Sul combatem dois incêndios de grandes proporções na quinta-feira (13). Ambos envolvem fogo em vegetação, um problema recorrente nas últimas semanas devido à estiagem. São cinco caminhões e 20 bombeiros atuando para evitar que as chamas se alastrem.

O primeiro acontece no bairro Parada Cristal e já dura sete horas. O combate teve início às 9h. Dois caminhões e oito bombeiros participam da ação.

O outro incêndio acontece na divisa no bairro Serrano com o loteamento Santo Antônio, zona norte da cidade. Além dos três caminhões e 12 bombeiros, uma equipe da empresa Marcopolo auxilia no combate ao fogo desde o meio-dia. Segundo populares, o incêndio no bairro Serrano atinge uma área de 10 hectares.

— São incêndios de grandes proporções e toda a nossa equipe atua nestas duas ocorrências. Estão lá desde o início, só alternamos equipes para levar água até os locais. Por enquanto, não há relato de ferido ou de risco de atingir alguma estrutura. É apenas o fogo em vegetação, um problema recorrente pela seca — afirma o tenente Passos.

Em caso de um terceiro sinistro na cidade enquanto o fogo em mato prossegue, os bombeiros devem destinar as equipes para o incêndio que oferece mais riscos.

Os bombeiros reforçam o pedido que a população não utilize o fogo para limpar terrenos ou eliminar resíduos. A vegetação seca e o vento espalham as chamas causando incêndios de grandes proporções e colocando em risco moradias e outras estruturas nas proximidades.