O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí combate um incêndio florestal há seis dias no Sul do Piauí. De acordo com o subtenente Paulo Henrique Araújo, da companhia do CBM-PI em Picos, estão sendo registrados diversos focos de incêndio na região. Na tarde desta terça-feira (7), o fogo atingiu um depósito de móveis na área urbana da cidade.
“Estamos combatendo um incêndio no município de Sussuapara há seis dias já, além de diversos outros focos na região, como em Geminiano e Santana do Piauí. Hoje tivemos um incêndio em um armazém de móveis e tivemos que tirar a equipe de Sussuapara para conter as chamas, porque o fogo foi próximo a um depósito de gás”, informou o subtenente Araújo.
Segundo o bombeiro, neste período do ano a região começa a registrar temperaturas mais quentes, que contribuem para a formação dos focos de incêndio. “É muito calor e a vegetação seca, que acabam resultando nisso, e o fogo se espalha, por isso o combate é continuo”, explicou o subtenente Araújo.
Imagens registradas por moradores da região e bombeiros mostram alguns dos focos em incêndios na região. Em um vídeo é possível ver a vegetação ser consumidas por altas chamas e a equipe do Corpo de Bombeiros tentando conter o fogo. Moradores tentam auxiliar o trabalho utilizando um caminhão-pipa.
Oito focos por dia
De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros em Picos, Hamilton Lemos, atualmente são registrados em média oito focos de incêndio por dia na região e as equipes fazem um trabalho de avaliação de danos para poder agir em todas as situações.
“No caso desse incêndio em Sussuapara, como não havia o risco de atingir residências, ficou uma equipe lá com um caminhão-pipa, enquanto o restante veio combater o incêndio no armazém, que já foi controlado e agora está em fase de rescaldo”, explicou o comandante Lemos.
Conforme o comandante, no caso de incêndio florestal as equipes analisam a topografia do local para combater o fogo de forma estratégica. “A gente avalia o melhor momento para agir de forma eficaz e conseguir eliminar as chamas”, finalizou.
Foto: Daniela Meneses/Portal Grande Picos
Fonte: Lucas Marreiros, G1 PI