Na noite desta terça-feira (24), o Corpo de Bombeiros controlou um princípio de incêndio na lavanderia do Hospital São Domingos, no Bairro Abadia, em Uberaba. Não houve feridos, mas 15 dos pacientes precisaram ser transferidos para outro setor devido ao acúmulo de fumaça. Através de assessoria, o hospital enviou uma nota ao G1 na manhã desta quarta-feira (25). (Ver nota na íntegra mais abaixo)
Segundo os bombeiros, a lavanderia está em um nível inferior à entrada do hospital e o incêndio começou em uma máquina de lavar cheia de tecidos. As chamas foram apagadas com o auxílio dos extintores do local. O trabalho teve a participação de dez bombeiros militares e de três viaturas.
"O hidrante de recalque (na calçada) não se encontrava em condições de uso e o hidrante interno não funcionou. Devido à característica da edificação, o escoamento da fumaça ocorreu de maneira lenta, e com isso a direção do hospital foi orientada a manter o setor onde ocorreu o incêndio interditado até que toda a fumaça se dissipasse", informou a corporação.
Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, a instituição não apresentou Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (ACVB). Por isso, a direção do hospital foi notificada.
Nesta quarta-feira, os bombeiros realizaram uma nova vistoria no hospital, com o objetivo de inspecionar toda a edificação, verificando as condições de segurança e fazendo orientações.
Em entrevista ao MGTV 1ª Edição, o tenente Harlisson Rubens Carvalho, subcomandante 3ª Cia de Prevenção e Vistoria do Corpo de Bombeiros, disse que o hospital recebeu duas multas. "A princípio, ainda não formalizamos o prazo para que essa situação seja regularizada. Mas orientamos que isso seja feito no menor prazo possível, levando em consideração a importância das pessoas que frequentam o hospital, tanto funcionários como pacientes", disse.
"Vamos continuar acompanhando o trabalho de liberação do ACVB não só do hospital, mas também outras edificações da cidade", acrescentou o tenente.
Nota do Hospital São Domingos
"O Hospital e Maternidade São Domingos na Providência de Deus informa que tomou todas as medidas cabíveis em relação ao princípio de incêndio, ocorrido na noite desta terça-feira (24/04), para garantir a segurança dos colaboradores e dos pacientes, acionando de maneira imediata o Corpo de Bombeiros, colocando à disposição os extintores e todo o sistema de combate a incêndios preestabelecidos por segurança, removendo os pacientes da ala afetada pela fumaça. Felizmente não houve feridos.
A unidade afirma que realiza manutenções preventivas nos equipamentos, mas desconhece o que pode ter ocasionado o princípio do incêndio. Reforça ainda, que está a disposição das autoridades e que é a principal interessada em saber o que pode ter ocorrido.
Em relação ao Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), o hospital esclarece que vem dialogando com a corporação local, uma vez que a unidade iniciou as atividades em 1960, respeitando à época da construção as exigências de postura e segurança da época, e desde então realiza reformas e adequações no prédio, com orientações do próprio Corpo de Bombeiros para a liberação do laudo. Já sob a interdição da lavandeira, a unidade informa que vai tomar todas as medidas cabíveis e que os atendimentos aos pacientes não serão prejudicados".
Fonte: G1 Triângulo Mineiro e MGTV