Um vazamento de gás amônia foi registrado na noite desta quinta-feira (19) no Frigorífico Prosperidad, no Bairro Bosque, em Araguari. Segundo o Corpo de Bombeiros, o produto químico é utilizado para a refrigeração da câmara fria e um dos registros começou a vazar no momento em que o funcionário fazia o manuseio do equipamento. O G1 procurou a empresa para comentar o assunto, mas as ligações não foram atendidas.
O próprio funcionário acionou os militares e avisou os colegas para se afastarem do local em virtude do vazamento. O sargento da corporação de Araguari, Fernando Terra, informou que deslocaram duas equipes com caminhão de combate a incêndio e uma unidade de resgate para auxiliar nos trabalhos.
“A empresa ligou um exaustor para fazer a ventilação do local, mas não surtiu muito efeito. Então utilizamos equipamento de proteção adequado e linha de mangueira para combate a incêndio mesmo, porque o gás amônia é solúvel em água. Depois aguardamos o exaustor trabalhar e liberamos o espaço com segurança”, disse o sargento Terra.
O combate durou cerca de duas horas e os militares orientaram os funcionários sobre os procedimentos de segurança que devem ser adotados em ocorrências dessa natureza.
Foi feita ainda a limpeza dos equipamentos utilizados no local para evitar eventual contaminação do produto no batalhão ou em ocorrências posteriores.
“O gás amônia é corrosivo, tóxico e contamina por meio de todas as vias de contato. Então é preciso uma atenção redobrada para evitar a intoxicação e até queimaduras na pele. No caso a evacuação foi rápida e não houve feridos”, finalizou o bombeiro.
Fonte: Caroline Aleixo, G1 Triângulo Mineiro