RIO — O Rio vive, há pouco mais de uma semana, uma onda de calor com temperaturas beirando os 40 graus. Naturalmente, o refúgio nesses dias típicos de verão costuma ser as praias da cidade. Mas as areias lotadas e a falta de segurança têm transformado as cachoeiras em opção de refresco para os cariocas, que podem escolher alguma entre as mais de dez quedas d’água abertas ao público no Rio. No entanto, banhistas precisam cumprir regras e tomar certos cuidados na hora do mergulho. De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram registrados sete salvamentos desde o início do verão em cachoeiras.

Por isso, confira orientações do Corpo de Bombeiros para aproveitar os espaços com segurança:

O local certo

Procure lugares pertencentes a parques ou reservas que oferecem sinalização e serviço de prevenção.

Supervisão

Não tome banho em cachoeiras isoladas e desconhecidas sem a supervisão de um grupo especializado de pessoas que possam conduzir aos locais de banho e dar socorro em caso de afogamentos.

Nada de pular

Jamais pule de pedras altas confiando na profundidade da água. Mesmo em cachoeiras conhecidas, o relevo do solo pode mudar pelo deslocamento de pedras e troncos. Com isso, existe grande risco de lesões e traumas.

Risco em dias de chuva

Não fique próximo à água em dias de chuva intensa. Existe risco de elevação súbita do nível da água, o que pode acabar arrastando quem está se banhando ou próximo à correnteza.

Correnteza

Nunca se coloque em local de correnteza forte. Segundo os bombeiros, como não há guarda-vidas fixos nesses ambientes, eles “atuam nas ocorrências de socorro sempre que acionados e enviam militares especializados e equipamentos específicos para atendimento às vítimas de queda, afogamentos ou hipotermia”.

Cuidado nas pedras

Tenha muito cuidado ao andar pelas pedras, já que pode haver limo em suas superfícies.