O Corpo de Bombeiros reuniu dicas para prevenção de acidentes domésticos durante a quarentena, já que a maior parte da população está dentro de casa neste período da pandemia da covid-19. 

Segundo a corporação, em casos em que a vítima está desacordada, sem respiração ou agonizando para respirar, além de acionar os bombeiros, é necessário realizar a massagem cardiorrespiratória.   

Para o procedimento basta deitar a pessoa de costas em uma superfície rígida e, em seguida, posicionar seus braços estendidos, com os dedos entrelaçados, no centro do tórax da vítima, entre os mamilos.

Deve ser utilizado o peso do corpo da pessoa que fará  a massagem e iniciar as compressões torácicas de forma rápida e forte.  

Essa manobra deve ser efetuada com frequência mínima de 100 compressões por minuto até que permita o retorno total da parede torácica da vítima. É importante que isso seja feito sem interrupção até a chegada do socorro. O telefone de emergência é o 193.  

Atenção especial com crianças e idosos

O Corpo de Bombeiros orienta a instalação de portões nas extremidades das escadas e de proteções nas tomadas elétricas para evitar acidente com crianças. 

Também devem ser retirados dos berços e cercadinhos qualquer objeto que possa sufocar o bebê, como almofadas, cobertores soltos, bichos de pelúcia e protetores.

Objetos pequenos requerem atenção redobrada, como botões e moedas no chão ou em cima de mesas e locais baixos, pois podem vir a asfixiar a criança. 

No caso dos idosos, o cuidado é para evitar quedas, já que cerca de 75% ocorrem no próprio lar. 

A residência deve ser bem iluminada. Para isso, a instalação de abajures pode ajudar.  O telefones também deve ficar próximo à cama do idoso.

A ida ao banheiro também pode ser perigosa, por isso é importante a instalação de barras fixas ao lado do chuveiro e do vaso sanitário. Ainda se necessário, recomenda-se o o banho sentado para evitar quedas.

A corporação aconselha o uso da escada doméstica e nunca de banquetas para acessar armários ou trocar lâmpadas.  

Ambientes molhados e encerados também representam perigo. Sendo assim, evitar ao máximo tapetes soltos, ao lado de escadas e corredores.  

Chinelos e sapatos também podem causar quedas e acidentes graves, caso estejam inadequados ou em más condições.