O Corpo de Bombeiros de Vacaria manterá dois servidores e um caminhão de combate a incêndio para dar suporte ao serviço de remoção da estrutura da empresa Schio, a qual foi atingida por um incêndio de grandes proporções na noite da última segunda-feira (7). 

De acordo com o comandante do 4º Batalhão de Bombeiro Militar (4º BBM), tenente Marcos Corrêa, não há expectativa ainda de término da operação. Por precaução, a dupla de bombeiros será revezada de seis em seis horas até que seja necessário. 

Segundo ele, engenheiros estiveram no local na tarde desta quarta-feira (9) e avaliaram os danos. Uma empresa especializada fará a remoção do que sobrou dos pavilhões atingidos.

— Os pequenos focos foram combatidos. O incêndio foi controlado, não tem mais riscos. Agora, a questão é de remoção final dessa estrutura. Por precaução, como tem muito calor e brasas, vai ficar essa dupla de militares para eventual fiscalização com água. Mas estamos na esperança que isso se resolva o mais breve possível e o Corpo de Bombeiros possa voltar a sua normalidade  — afirma Corrêa.

Na terça-feira (8), uma equipe do Posto de Criminalística de Caxias do Sul do Instituto-Geral de Perícias esteve no local em busca de vestígios que possam indicar a origem e as causas do fogo. Um drone foi usado para fazer o levantamento fotográfico da empresa. A expectativa é finalizar o documento em até 15 dias.

— Foram feitas filmagens que estão sendo analisadas por um perito engenheiro mecânico para confecção conjunta do laudo e, se necessário, ele irá ao local em outro momento também — afirma a perita criminal de Caxias do Sul Denise Brandelli, que esteve na empresa. 

Segundo Denise, a origem das chamas ainda está sendo averiguada.

— O incêndio atingiu cerca de 20% da área, em uma região com grande estoque de papelão e madeira. O fogo rapidamente se alastrou. Com o dano no telhado, a entrada de ar fez com que o fogo atingisse as proporções observadas de forma bastante rápida — detalha. 

Segundo o delegado Carlos Alberto Defaveri, a Polícia Civil de Vacaria também acompanha o caso. Um inquérito foi instaurado para tratar sobre o incêndio.