O Corpo de Bombeiros Militar de Belo Horizonte realiza nesta quarta-feira (30), um treinamento de salvamento em altura para seus militares. De acordo com o tenente Arthur Ferreira, responsável pelo curso de aprimoramento, o parque Guanabara, na região da Pampulha, foi o local escolhido para a realização da capacitação por abrigar brinquedos de grande altura capazes de auxiliar no treinamento dos militares.
Os bombeiros farão escalada em estrutura metálica e simulação de resgate em locais de difícil acesso.
"Vamos aprimorar nossas técnicas de salvamento em altura usando brinquedos de grande altura como a torre skyfall e a roda gigante. Vamos treinar subida em estrutura metálica observando todos os critérios de segurança para acessar locais de difícil acesso com eventuais vítimas. Acessado esses locais usamos a técnica de retirada de vítimas chamada teleférico", explicou o tenente.
Além disso, serão aprimoradas as habilidades como ancoragens, técnicas de ascensão, descida e içamento adaptados ao grau de lesão das vítimas, e de orientações quanto aos materiais e equipamentos utilizados nas práticas de salvamento em altura.
Prática
Há duas semanas, um trabalhador que limpava a vidraçaria de um edifício no bairro Gutierrez, região Centro- Sul de Belo Horizonte, teve um estiramento muscular na coluna e ficou sem movimentos por alguns minutos. Preso em um carrinho há 60 metros de altura e sem conseguir se locomover, acionou o Corpo de Bombeiros pelo 193, solicitando a ajuda dos militares para ser resgatado. Utilizando técnicas de salvamento em altura, os militares acessaram a vítima, realizaram a imobilização e a retirada em segurança.
Orientações
O Corpo de Bombeiros orienta a população ligar para o 193 quando se depararem com ocorrências em locais de difícil acesso, grande altura, em zonas e locais de risco para que se evite maiores danos e devido a potencialidade de gerar outras vítimas.