O Tenente Nicolas Zanella se despediu de Campos Novos dando lugar ao tenente Francisco Clemente Scharf Filho, que está desempenhando as funções de Comandante do Pelotão de Campos Novos desde o dia 30 de março. Durante o tempo que viveu em Campos Novos, Zanella fez um belo trabalha a frente ao Corpo de Bombeiros, mas decidiu seguir seu sonho ao receber a oportunidade de trabalhar nas Operações Aéreas. “Agradecer a colaboração e apoio de todos durante este tempo que estive a frente do Quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina em Campos Novos. Como alguns deve saber, devido a minha formação e sonho, fui movimentado para o Batalhão de Operações Aéreas de Florianópolis com a proposta de me tornar Piloto de Helicóptero”, expressou o capitão em sua despedida.
Natural de Armazém, no estado de Santa Catarina, o jovem tenente Francisco Scharf Filho é formado em Engenharia de Transportes e Logística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Ele Ingressou no Corpo de Bombeiros Militar no ano de 2016, fez o Curso de Formação de Oficiais na cidade de Florianópolis e se formou em maio de 2018. Após formado, fez seu estágio probatório na cidade de Curitibanos. Em novembro de 2018 foi transferido para a cidade de Videira, onde comandou o Pelotão do Corpo de Bombeiros da cidade e foi Chefe da Seção de Segurança contra Incêndio da 3ª Companhia de Bombeiros Militar com sede em Videira. Agora, em 2020, o comandante recebeu o desafio de liderar o Pelotão em Campos Novos.

Sobre a atual situação em que encontrou o Corpo de Bombeiros, o tenente faz elogios. “Chego na cidade com boas recomendações em relação a população e ao município. O quartel do Corpo de Bombeiros conta com um efetivo muito bom e muito motivado, com equipamentos adequados para atender da melhor forma a população da cidade e dos municípios vizinhos. Minha principal missão é entregar o novo Quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina em Campos Novos, adquirir novas viaturas e equipamentos, além de melhorar ainda mais o Serviço Emergencial e de Segurança Contra Incêndio prestados pela Corporação”, afirmou.

Em relação ao novo Quartel, o prazo inicial para conclusão das obras era para junho deste ano. O Corpo de Bombeiros segue atendendo normalmente as ocorrências emergenciais no município e região. Assim como a Polícia Militar e Civil o Corpo de Bombeiros também tem registrado uma diminuição no número de ocorrências. “Segundo levantamento da corporação, as ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros em Campos Novos no período de isolamento social diminuíram. Houve redução de cerca de 20% nas ocorrências de Atendimento Pré-Hospitalar, 7% nas ocorrências de incêndios e 60% nas ocorrências de acidente de trânsito”, informou o comandante, reforçando que o Corpo de Bombeiros está à disposição da comunidade camponovense.

Cuidados para evitar acidentes domésticos

A temperatura declinou nos últimos dias, e com a aproximação do inverno os dias vão ficando cada vez mais frios. Para lidar com a friagem exagerada e se aquecer a população se refugia através do uso de lareiras, fogões a lenha e uso de aquecedores. No entanto o uso deve ser consciente e todo o cuidado é pouco para evitar acidentes doméstico neste período. Sobre esses cuidados, o comandante Scharf alerta: “É muito importante fazer uma manutenção regular no sistema de exaustão, seja de fogões a lenha ou de lareiras. Este sistema deve estar em perfeito funcionamento para evitar que gases tóxicos se acumulem no ambiente. Em relação a incêndios, “uma das formas de se evitar acidentes é não deixar tapetes, panos, cortinas próximos aos fogões e lareiras, evitando que alguma fagulha atinja esses utensílios e provoque um princípio de incêndio. Também não se deve deixar esses fogões e lareiras acessos quando sair de casa ou quando for dormir, deve-se sempre certificar que eles estejam totalmente apagados, inclusive com as brasas apagadas. Estejam sempre em constante monitoramento das crianças, não as deixem chegar perto e não as deixem sozinhas enquanto o fogão ou lareira”, destacou.

* Reportagem publicada no jornal ‘O Celeiro’, edição 1623 de 23 de abril de 2020