Os bombeiros de Minas Gerais procuram por uma mulher que se perdeu da família durante as chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos dias. Ela teria se perdido em uma enchente na região de Lajeado, no Vale do Taquari. As buscas feitas pelos militares contam com a ajuda de cães farejadores. Os trabalhos começaram nesta terça-feira (17 de outubro) e seguem durante os próximos dias.

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, o marido, as crianças e os sogros dela também haviam se perdido, mas foram localizados com vida. "O desafio da equipe mineira é plotar os pontos onde os familiares foram encontrados para compreender a dinâmica em que ela pode ter sido arrastada e assim determinar a melhor estratégia de emprego dos cães", informou a corporação.

Como estratégia para auxiliar nas buscas, os militares mineiros entrevistaram um voluntário que ajudou a resgatar os familiares da mulher. "A partir dos relatos do voluntário, os cães iniciaram as buscas a partir do odor de pertences das vítimas", detalhou a corporação.

Os bombeiros contam com fotos de itens, como brinquedos e roupas, para auxiliar nas buscas. "Como a área de busca é extremamente ampla, é fundamental delimitar ao máximo uma mancha e restringir os locais de interesse", acrescentou.

 

A operação

A equipe de Minas Gerais embarcou para o Rio Grande do Sul no último domingo (15 de outubro). Os militares desembarcaram no Estado do Sul do país na noite de segunda-feira (16), quando foram orientados sobre a operação e informados em relação a missão que iniciou no dia seguinte.