O Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais (CBMMG) adquiriu uma base de soluções próprias para responder a desastres em qualquer lugar do mundo. O acampamento tem logística e tecnologias móveis, capazes de serem adaptadas para qualquer terreno e natureza de desastre, independente de ser um terremoto na Turquia, um ciclone em Moçambique ou o rompimento de uma barragem no Brasil. 

Seguindo padrões internacionais de operações humanitárias, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), o acampamento móvel conta com posto de comando, alojamentos, área de cães, palco de equipamentos, sala de reuniões, refeitório, posto médico, almoxarifado e áreas de descontaminação. Além de instalações para banho e higiene pessoal. A estrutura foi montada pelos próprios militares, por meio do Batalhão de Emergência Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad), para um treinamento de quatro dias com 42 agentes na Academia de Bombeiros Militar. 

Bombeiros de MG pelo mundo 

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais é uma das instituições que mais atuaram em missões fora do Brasil. Durante as expedições, os militares têm se esforçado para demandar o mínimo possível de quem está passando pelos desastres.

Em 2019, na missão de resgate após ciclone em Moçambique, os bombeiros de Minas embarcaram levando água potável, ração militar, equipamentos e até viaturas. Em 2021, no resgate da comunidade atingida por furacões no Haiti, uma instalação improvisada de purificadores de água potável precisou ser realizada. Já neste ano, em ação após os terremotos na Turquia, a falta de roupa adequada para enfrentar o frio foi um problema para os militares mineiros. 

“Agora, eles (os bombeiros de MG) avançam mais uma fase e constroem uma base inteira com logística e tecnologias móveis, capazes de serem adaptadas de forma efetiva em qualquer terreno e natureza de desastre”, afirmou o CBMMG por meio de nota.