O Corpo de Bombeiros Minas Gerais está na Bahia desde o último sábado (25) para ajudar nas buscas e salvamentos aos atingidos pelas chuvas no estado. As primeiras ações de socorro começaram ainda no fim de semana, quando a equipe finalizou o plano de ação e pousou em Porto Seguro para iniciar os trabalhos.
No domingo (26), os bombeiros decolaram para Ilhéus, no sul da Bahia, para o resgate de pessoas ilhadas e seguiram para Itabuna para realizar o transporte de água para o presídio da cidade.
Nesta segunda-feira (27), a equipe construiu uma ponte de acesso para auxiliar na remoção de pessoas de comunidades da cidade de Itambé. A previsão é de que os militares sigam para Itapetininga e Itororó para continuar com as ações de salvamento.
Foram deslocados 16 militares, uma aeronave Arcanjo do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) e três veículos de salvamento do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad). Além das equipes, diversos equipamentos foram enviados para ajudar nos trabalhos.
O Corpo de Bombeiros informou que ainda não há previsão de retorno da equipe para Minas Gerais.
Chuvas fortes na Bahia
O governador da Bahia, Rui Costa, assinou neste domingo (26), um novo decreto que inclui mais 47 cidades na lista de municípios em situação de emergência em decorrência das chuvas intensas que atingem o estado. Com a atualização, o estado passa a ter 72 com a medida vigente.
Até a manhã desta segunda-feira (27), o Corpo de Bombeiros da Bahia confirmou 18 mortes em decorrência das chuvas.
De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), o estado tem 16.001 desabrigados pelas chuvas, 19.580 desalojados e dois desaparecidos.