O Compressor Torácico Automático LUCAS-3 vai equipar o helicóptero Arcanjo-01, do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros de SC. O “socorrista automático” vai ajudar a melhorar os atendimentos em Florianópolis e região. Aliás, a corporação catarinense é uma das poucas brasileiras a possuir o equipamento.
O Sistema de Compressão Torácica Lucas 3 funciona como um “socorrista adicional automático”, permitindo que os demais profissionais se concentrem em outras atividades essenciais para salvar o paciente. O equipamento foi testado e aprovado pelo Arcanjo-03, de Blumenau.
Desenvolvido e fabricado pela Jolife AB em Lund, da Suécia, o dispositivo não requer ajustes manuais e calcula automaticamente a forma, tamanho e resistência do peito da vítima.
– Com esse compressor é possível fazer a reanimação cardiopulmonar com a aeronave em voo. Antes precisávamos posar para fazer esse procedimento – afirmou o coordenador de transporte aéreo da Casa Militar, tenente-coronel George de Vargas Ferreira.
Só na pesquisa, foram 13 editais, com investimento de quase R$ 15 milhões. O mais aguardado deles é o Programa de Pesquisa Universal, que não tinha novas edições desde 2014. A fundação recebeu recorde de projetos submetidos, chegando a 1.100, número bem acima da edição anterior, com 750.