Um aplicativo tem ajudado o Corpo de Bombeiros Militar na prevenção de afogamentos no Litoral catarinense. Já foram registrados mais de 3,7 mil afogamentos e arrastões e pelo menos 39 mortes.

Os bombeiros criaram o aplicativo Praia Segura, que disponibiliza informações sobre as praias mais seguras para banho, quais terão supervisão de guarda-vidas e ainda as condições do mar, de acordo com as bandeiras, e se há registro de ocorrências com águas-vivas. O app gratuito de 3,8 M está disponível para android.

Outra alternativa que tem auxiliado os bombeiros é um equipamento de som, um megafone "gigante" com alcance de até 1 quilômetro. Com ele, os bombeiros podem fazer alertas para mais pessoas em português e também em espanhol.

“Em doze horas de trabalho por guarda-vida, dá em torno de 400 a 500 banhistas por dia. Com esse equipamento, com alguns minutos a gente consegue atingir mais de mil pessoas”, detalha o capitão dos bombeiros Atila Medeiros Sarte.

Prevenção de afogamentos
Os bombeiros usam o apito inúmeras vezes para alertar banhistas que não respeitam a sinalização.  Em alguns locais, o mar pode enganar. É raso, mas um pouco mais a frente, como no costão de uma praia visitada pela RBS TV, por exemplo, pode ter correnteza e puxar para o fundo.

A equipe da RBS TV flagrou algumas crianças argentinas brincando próxima à bandeira vermelha. “Estavam com os pés debaixo da água, nem chegava na cintura, então por isso não pensei que fosse perigoso, mas parece que tem uma corrente lá”, disse a mãe.

Durante a gravação da reportagem, os bombeiros fizeram dois salvamentos: um de um rapaz e outro de um casal de argentinos. “A água estava na cintura e, de repente, uma onda levou a gente”, disse o turista argentino. Os bombeiros alertam que água no umbigo é sinal de perigo.

“O afogamento não é visto como uma morte acidental. É uma morte que ela pode ser evitada e geralmente ocorre negligência quando uma pessoa vai a óbito por afogamento. Elas subestimam o mar, superestimam a capacidade de nadar e algumas pessoas não sabem ainda qual o significado de cada bandeira que está na praia”, diz o capitão Sarte.

A bandeira vermelha representa risco de afogamento alto. A amarela, médio. E a verde, baixo. Todas essas informações também estão no aplicativo.

Veja a matéria clicando AQUI

Fonte: G1 SC

Foto: Reprodução RBSTV