Os corredores do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) recebem todas as quintas-feiras dois visitantes muito especiais que levam alegria aos setores oncológico e psiquiátrico da instituição. A Kira e o Guapo, dois cães do canil do 4º Batalhão de Bombeiro Militar (4° BBM) do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) em Santa Maria, desde 2017 levam alegria e humanização aos pacientes internados no HUSM. Esse empenho em levar conforto através da cinoterapia, resultou no convite ao instrutor dos animais, o 2° sargento Alex Sandro Teixeira Brum para participar de uma live do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina (CBMSC) sobre Intervenção Assistida de Animais. O bate-papo sobre o trabalho será transmitido no YouTube, na segunda-feira (04/05), às 19 horas.

Desde o surgimento do interesse do 4º BBM em inserir a cinoterapia entres as atividades do batalhão, o CBMSC foi procurado por ser referência no treinamento de cães de salvamento. Assim, os servidores gaúchos buscaram qualificação sobre as melhores práticas com nossos vizinhos. Essa relação levou ao convite para o bate-papo online que será transmitido no Youtube da instituição catarinense.

Qualificação no serviço de salvamento e atividades solidárias

O 4ºBBM iniciou o canil em 2015, com treinamentos de táticas de busca e salvamento. Com a consolidação da unidade, surgiu o interesse na cinoterapia por parte dos condutores dos animais, que buscaram o conhecimento em artigos acadêmicos. A ideia foi amadurecida com o comando do batalhão, que apoiou o projeto dos servidores de levar alegria a quem passa por tratamentos e recuperações no hospital.

Com a ideia formada, a corporação buscou a direção do HUSM, que também apoiou o projeto do 4º BBM. Em dezembro de 2017, após o sargento Brum concluir um curso de cinoterapia em Xanxerê, Santa Cataria, para ter a qualificação técnica necessária, o projeto saiu do papel e aconteceu a primeira visita dos cães aos pacientes do Centro de Tratamento de Crianças com Câncer e Unidade Paulo Guedes, o centro psiquiátrico da unidade de saúde.

Principalmente na Unidade Paulo Guedes, os servidores observam os benefícios da visitação no bem estar dos pacientes. “Segundo relatos dos enfermeiros, de três a cinco dias após as visitas os pacientes demonstram mais tolerância e se afastam de pensamentos nocivos, principalmente os que apresentam quadros de depressão. Isso estimulou nossas visitas semanais, que só não ocorrem em exceções, como necessidades urgentes de atendimentos a ocorrências”, relata Brum.

Visitas a hospitais necessitam de uma série de cuidados sanitários, para evitar proliferação de bactérias no ambiente hospitalar. Neste sentido a comunidade local é uma importante parceira da manutenção do projeto social exercido pelo batalhão. Duas petshops de Santa Maria realizam toda a avaliação médica e sanitária dos cães, dão banho e aplicam medicações de rotina para a saúde animal, possibilitando que eles estejam aptos para as visitações ao hospital. Em dias de visita ao HUSM, a Kira e o Guapo vão para a petshop pela manhã e saem de lá prontos, indo diretamente para o encontro com os pacientes.

Nas visitas, os cães interagem com os pacientes, que brincam com os animais, alimentam e escovam os seus pelos. As atividades são espontâneas e estimulam a convivência entre os animais e os pacientes. Os familiares, que por vezes estão emocionalmente fragilizados, também são estimulados a participar da dinâmica com os cães.

Participam do bate-papo na segunda-feira, além do sargento Brum, que representa o CBMRS, o soldado Josclei Tracz, condutor do Iron, médico veterinário e instrutor do curso de Busca e Resgate com cães do CBMSC, a bombeira voluntária Elisângela Sawulski, coordenadora do projeto Focinho e Amor de Massaranduba/SC, que realiza terapia com cães, e a assistente social do Hospital Regional São Paulo de Xanxerê/SC, Liliane Cavazim, coordenadora do programa 4 Patas (projeto em que os cães do CBMSC podem ingressar até mesmo nas Unidades de Terapia Intensiva - UTIs). A conversa terá mediação do tenente coronel Walter Parizotto, condutor da Malu, coordenador do serviço de cães do CBMSC e instrutor do curso de busca e resgate com cães da corporação. A Malu e o Iron são cães com certificação internacional para busca e salvamento.

Texto: Lurdinha Matos /Ascom SSP

Edição: Carlos Ismael Moreira/ Ascom SSP