Bombeiros militares sensibilizados com a necessidade do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Sobral (Hemoce-Sobral) participaram, na manhã da terça-feira (29), de uma campanha de doação de sangue e plaquetas. O ato de solidariedade faz parte das atividades da 57ª Semana de Prevenção do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). No município, que integra a Região Norte do Estado, as atividades são coordenadas pela 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiro Militar. “Em cada laço de sangue, nasce uma nova família”, ressaltou o tenente-coronel Moraes, atual comandante da 1ªCia/3ºBBM – Quartel de Sobral.

A doação de sangue é um ato voluntário que pode ajudar a salvar muitas vidas. Em cada doação, uma pessoa doa, no máximo, 450 ml de sangue. Essa única doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. Vale destacar que, em cerca de um dia, o organismo já repõe a quantidade de sangue que foi retirada na doação.

Devido à pandemia da Covid -19, os estoques de sangue diminuíram consideravelmente, e em alguns hemocentros do país, o estado é bastante crítico. A campanha continuará ao longo da semana com os voluntários que não puderam comparecer na manhã desta terça-feira.

O soldado CBMCE, Antônio Gonçalves Soares, doou as plaquetas e se mostrou muito feliz por estar salvando vidas com este ato de amor. A doação de plaquetas ajuda na recuperação de diversos pacientes, como os que estão passando por tratamento de câncer, cirurgias cardíacas, vítimas de traumas e até de queimaduras. Apesar disso, pouca gente sabe da importância desse procedimento e como doar.

Agende sua doação

O Hemoce está recebendo os doadores com hora marcada para evitar aglomerações nas unidades. Os voluntários podem agendar um horário pelo site: doador.hemoce.ce.gov.br ou pelos telefones de contato de cada unidade.