Passar mais tempo em casa devido ao isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus pode aumentar os riscos de acidentes domésticos.
Apesar dos dados dos socorristas em Uberlândia não apontarem alteração significativa das ocorrências nesse período, a atenção precisa ser redobrada.
Da cozinha à área de lazer, o 5º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) de Uberlândia alerta que cada cômodo da residência tem uma particularidade, principalmente se tiver crianças em casa (veja dicas abaixo).
Ainda de acordo com informações dos bombeiros e do Sistema Integrado de Atendimento a Trauma e Emergência (Siate) da cidade, as vítimas de quedas de própria altura, como cair ou tropeçar, são as mais atendidas.
As ocorrências por quedas de altura, intoxicação ou envenenamento, queimadura, eletrocussão e superaquecimento de panela, que pode causar incêndios, também são recorrentes em qualquer período do ano.
Em caso de algum acidente doméstico, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros, no 193. Orientações podem ser recebidas pelo telefone até a chegada do profissional na residência.
Dicas para evitar acidentes domésticos
- Mantenha a tampa de vidro do fogão abaixada quando não estiver cozinhando.
- Jamais deixe as panelas com os cabos virados para fora do fogão.
- Cuidado também com vazamento de gás. Verifique sempre se os botões e as mangueiras do fogão estão em ordem.
- Use protetores nas tomadas, se tiver criança em casa.
- Proteja quinas das mesas, das estantes e das cadeiras.
- Nunca deixe a criança sozinha na banheira. Deixe toalhas e tudo o que precisar à mão.
- Banhos de chuveiro precisam ser acompanhados de perto e, de preferência, sempre sobre um tapete emborrachado.
- Verifique a indicação da faixa etária e a existência de selo do Inmetro ao comprar algum brinquedo.
- Mantenha o berço livre de objetos que possam servir de apoio para o bebê.
- Nunca deixe o ferro ligado com o fio desenrolado e ao alcance das crianças. A alta temperatura, o peso e a eletricidade podem provocar queimaduras e outros acidentes.
- Facas, tesouras, chaves de fenda e outros objetos de ponta nunca devem ser dados às crianças. Mantenha esses objetos em locais fechados, onde ela não tenha acesso.
- Nunca permita que crianças mexam com álcool e outros produtos inflamáveis ou perigosos.
- Crianças nunca devem ser deixadas sozinhas perto das piscinas. Em casa, deve ser colocada tela de proteção ou grade em volta da piscina. Toda vez que a criança for nadar, em casa ou no clube, nunca deve deixar de usar boias.
- Produtos de limpeza e inseticidas devem ser colocados em locais de difícil acesso e nas embalagens originais.