Por volta das 13h30min, da quinta-feira (18), o Corpo de Bombeiros foi acionado para fazer um resgate de animal, que havia caído em um poço, na Aldeia Indígena do município de Ipuaçu, na Linha Pinhalzinho, cerca de 20 km de Xanxerê.

Deslocaram para atendimento dois bombeiros militares e três bombeiros comunitários com equipamento de resgate de animais e de salvamento em altura. Os bombeiros montaram um tripé de resgate e dois sistemas ancoragem com sistema de redução de força 4×1 (esse sistema reduz a força aplicada por quatro, ou seja, um animal de 200 kg torna 50 kg).

O bombeiro militar desceu e conseguiu fazer um “buçal” na cabeça do animal, todavia não conseguiu fixar a cinta de resgate do boi uma vez que o poço era estreito. Dessa forma a equipe usou outra estratégia, e encheu o poço de água para que o animal que já estava flutuando pudesse chegar ao nível do solo.

Segundos os bombeiros, foram empregados aproximadamente 14 mil litros de água. Enquanto o nível subia, um bombeiro ficou encarregado de segurar o animal pelo “buçal” para que o mesmo mantivesse a cabeça fora da água. Quando faltou cerca de um metro foi possível retirar o animal com facilidade. A ocorrência transcorreu por cerca de três horas.

Texto: Alessandra Bagattini