O Corpo de Bombeiros Militar de Encantado resgatou um cachorro que havia caído em uma ribanceira de 25 metros, na manhã de domingo (11), em Linha São Paulo, no interior de Doutor Ricardo, a 160 km de Porto Alegre. Foi preciso montar um sistema de rapel para fazer o resgate.
De acordo com os tutores do cão ‘Amigo’, eles descobriram que o animal, de 12 anos, havia caído na noite do sábado (10) após perceber que ele não retornou pra casa.
“Isso nunca tinha acontecido. Ele gosta de circular pela propriedade, mas sempre volta. Ouvimos os latidos dele lá embaixo do perau e chamamos os bombeiros porque sabíamos que seria necessária a ajuda deles para buscar o 'Amigo'. A descida é bem perigosa, ainda mais com tempo chuvoso”, conta Alceu Valério, um dos tutores.
A descida a qual ele se refere é uma ribanceira de 25 metros que, segundo os bombeiros, representa grande risco de deslizamento por conta do declive, tempo úmido e grande quantidade de pedras soltas no local.
Ainda na noite de sábado, os familiares tentaram buscar o cão, mas foram instruídos pela guarnição que esperassem por questões de segurança.
Já por volta das 9h de domingo, conseguiram chegar até o cão, que estava sem ferimentos e latia constantemente.
Amigo devolvido à família. “Graças a Deus não aconteceu nada com ele. Tentamos resgatar ele durante a noite, mas era perigoso. Os bombeiros fizeram um grande trabalho com equipamento e segurança e trouxeram nosso amigo de volta bem”, comemora Alceu.