Por volta das 17h deste sábado (14), os Bombeiros de Brusque, no Vale do Itajaí, atenderam um incêndio de grandes proporções em uma casa na rua Edgar Von Buetner, no bairro Bateas. Foram mobilizados 16 socorristas e ao menos seis viaturas na ocorrência.

No local, as chamas estavam destruindo uma construção mista multifamiliar de três andares. De acordo com os socorristas, o primeiro pavimento seria de alvenaria e os outros dois de madeira.

De acordo com os Bombeiros, as chamas estavam concentradas no primeiro andar que, embora fosse de alvenaria, possuía teto de madeira e forro de PVC, facilitando a propagação do fogo. No local, os Bombeiros encontraram máquinas de costura e muito tecido acumulado, fazendo com que as chamas se alastrassem rapidamente.

Testemunhas teriam dito aos Bombeiros que uma criança ainda estaria dentro do imóvel incendiado. Após a diminuição das labaredas e início dos trabalhos de rescaldo, foram iniciadas as buscas e o corpo dela foi encontrado debaixo de escombros.

De acordo com os Bombeiros, um homem de 41 anos também foi socorrido com um ferimento no pé. Ele tentava ajudar no combate ao incêndio antes dos socorristas chegarem, mas ele acabou se cortando com estilhaços de vidro. Ele foi atendido pelo SAMU e conduzido ao Hospital para avaliação médica.

A Polícia Militar também esteve presente e encontrou os pais da criança morta. Conforme relatório da PM, o pai teria dito que estava em casa quando foi até um mercado, deixando duas crianças sozinhas em casa. Quando voltou, o imóvel já estava tomado pelo fogo.

Ainda de acordo com a PM, uma das crianças conseguiu escapar a tempo do incêndio. Ao todo, os Bombeiros utilizaram cerca de 27.000 litros de água e 200 litros de espuma para extinção das chamas.

Local será periciado e morte será investigada

A Policia Cientifica e o IML (Instituto Médico Legal) estiveram no local para remoção do corpo. O local foi isolado e os Bombeiros orientaram o proprietário do imóvel a mantê-lo como está, pois uma perícia será realizada nos próximos dias para investigar a causa do incêndio.

A Polícia Militar conduziu os pais da criança até a delegacia para prestar depoimento. Porém, conforme apurado pelo ND+, não houve lavratura de flagrante e ambos foram liberados. O caso será investigado pela DPCAMI (Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso) de Brusque.