As autoridades cearenses haviam recomendado na quarta-feira (18) que as pessoas saiam de casa apenas "extrema urgência". Ainda assim, nesta quinta (19) – feriado estadual em celebração ao santo padroeiro do Ceará –, as praias do litoral cearense tiveram muitas pessoas presentes.
Para evitar a aglomeração e um eventual risco de contaminação por coronavírus, causador da Covid-19, o Corpo de Bombeiros realiza nesta nesta quinta uma operação solicitando que as pessoas deixem as praias e vão para casa.
"Nos feriados, as pessoas tendem a ir às praias. Mas devido a essa pandemia, não é recomendado. Então o Corpo de Bombeiros veio à praia, está abordando o cidadão e solicitando que eles fiquem em casa. Nesse momento a coisa mais prudente que podemos fazer – pelo bem da gente, pelo próximo, por quem você ama – é ficar em casa", esclarece o major do Corpo de Bombeiros Giuliano Rocha, responsável pela operação.
O Ceará tem 20 casos confirmados da doença. Em todo o Brasil, são mais de 500 casos e cinco mortes. Há ainda 11.278 suspeitas de contaminação pelo novo vírus, conforme o Ministério da Saúde.
Conforme o major, a operação nas praias será realizada até o Corpo de Bombeiros "perceber que a aglomeração nas praias pode ser um risco. Nesta quinta-feira, a abordagem dos agentes ocorre na Praia do Futuro, em Fortaleza; Icaraí e Cumbuco, em Caucaia; Aracati e Jericoacoara.
"Algumas pessoas recebem a informação e ficam na praia, mas estamos observando que o fluxo de gente na praia está diminuindo. A gente vai continuar com isso até que evite esse surto do coronavírus", afirma o major.