O calor e a seca têm provocado diversos focos de incêndios no Distrito Federal. Neste fim de semana – nos dois primeiros dias de setembro –, o Corpo de Bombeiros recebeu 135 chamados de combate de incêndios. Em agosto, a corporação contabilizou 1.274 ocorrências, média de 41 por dia.

Somente nesta segunda-feira (3), o Corpo de Bombeiros atuou em pelo menos dois casos em que as chamas se aproximaram de casas e da vegetação próxima às pistas da capital.

Um dos incêndios foi registrado na região do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Setor de Clubes Esportivos Sul – perto da Ponte JK. Motoristas que passavam pelo local registraram as chamas.

O fogo atingiu uma área onde há descarte de lixo. Segundo a corporação, quatro carros e 20 militares combateram as chamas, que se espalharam por uma área de 2 mil metros quadrados. Até as 19h, ainda havia muita fumaça no local por causa da presença de pneus e plásticos.

No Paranoá, o fogo tomou conta de uma região que abriga pinheiros. No início da tarde, os bombeiros chegaram a informar que o fogo alto ameaçava atingir as casas. Após a atuação dos militares, o risco foi afastado.

Equipes dos bombeiros e moradores conseguiram controlar as chamas. Os militares apontaram que a dimensão da área queimada será informada nesta terça-feira (4).

Estado de emergência

Com a estiagem, o governo do Distrito Federal decretou estado de emergência pelo risco de incêndios florestais. A medida, divulgada em abril, tem vigência até novembro – quando as queimadas diminuem em razão da volta das chuvas.

Com a situação de emergência, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e outros órgãos públicos e poderão fazer compras emergenciais, sem licitação, para combater queimadas. Os servidores também ficam autorizados a fazer horas extras.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o período de seca vai de maio a setembro, mas a situação tende a ser mais preocupante em junho, julho e agosto, quando quase não há muitos registros de chuva.

Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que, durante esta semana, a umidade relativa do ar deverá atingir patamar mínimo entre 25% e 20%. Nesta segunda (3), durante as horas mais quentes do dia, o índice atingiu os 18% na estação meteorológica de Águas Emendadas.

A situação climática fez o Inmet emitir alerta amarelo para Brasília nesta segunda, apontando riscos à saúde. Além da baixa umidade, os moradores da capital tiveram de lidar com grandes variações entre as temperaturas mínima e máxima nesta segunda – de 12ºC e 32ºC, respectivamente.

Para esta terça (4), de acordo com a meteorologista Morgana Almeida, e umidade mínima deverá ser de 25% e a máxima de 80%. As temperaturas deverão oscilar entre 16ºC e 29ºC.

“Ainda teremos uma semana seca, mas sem previsão de valores críticos abaixo dos 15%."

Fonte: G1 DF