Aprovadas por unanimidade pela Casa Legislativa as leis que estruturam o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) fazem desta quinta-feira (6) o dia tão sonhado pela Corporação de todo o Estado. Foram necessárias sete sessões desde que os PLCs 278 e 279 fossem votados e para que definitivamente o CBMRS se tornasse uma instituição independente.

A Associação de Bombeiros do Estado do RS (ABERGS) que acompanhou todos os debates, dialogou e incansavelmente aguardou pela votação hoje sente-se honrada em fazer arte desta história, que mudará para melhor as condições de trabalho e serviços prestados do Corpo de Bombeiros para a sociedade gaúcha. A aprovação das leis estruturantes significam para a ABERGS não só a definitiva independência, mas também a possibilidade de oferecer aos gaúchos serviços que irão além dos oferecidos hoje.

“Não podemos permitir que tragédias ocorram em nosso Estado, temos os melhores bombeiros do país, que merecem políticas públicas especificas para continuar exercendo sua missão com excelência”, destacou o coordenador geral adjunto da ABERGS, Tenente Coronel Ederson Franco, que acompanhou com expectativa das galerias da Assembleia Legislativa a aprovação dos projetos.

O projeto do Rio Grande do Sul, apresentado há três anos atrás, serviu de exemplo para Estados como o de Santa Cataria, que este ano comemorou 14 anos de sua emancipação, colhendo bons e importantes resultados do que antes parecia ser também apenas um sonho. “Aguardamos três anos, mas o projeto vem de muito tempo atrás, o sonho da Corporação que hoje torna-se realidade é fruto do trabalho de homens e mulheres que nunca desistiram de tornar-se independentes”, destaca Ederson.

A ABERGS agradece o apoio da sociedade gaúcha e também dos bombeiros de todas as regiões do Estado, que confiaram nas articulações realizadas pela Associação para que enfim este dia possa ser comemorado por todos. Agradecemos também a todos os deputados parceiros e aqueles que compreenderam que a independência dos bombeiros é fundamental para o crescimento pleno e forte da Corporação. Aos veículos de imprensa, que preocuparam-se em acompanhar a pauta e por diariamente compreender e divulgar a importancia do trabalho de todos os Batalhões de Corpo de Bombeiro do Estado.

Veja a mensagem de agradecimento e saudação do coordenador geral da ABERGS, 1º Sargento Ubirajara Ramos, a todos que confiaram e apoiaram o trabalho da ABERGS, para que este importante sonho fosse realizado.

 

“Nobres Bombeiras e Bombeiros Militares,

A ABERGS agradece a todos os colegas Praças e Oficiais que desde 2008, ou melhor, muito antes a partir de outros movimentos, acreditaram que este ideal era possível.

Sempre digo que não se tratava de um sonho, pois para sonhar é necessário deitar e fechar os olhos, e quem fecha os olhos não vê as coisas acontecerem. A independência do Corpo de Bombeiros Militar era um objetivo, uma meta, ao qual foi traçada e muito bem planejada para que pudesse acontecer.

Chegamos na metade do ano de 2017 e conseguimos o que muitos Estados do Brasil já haviam conquistado, inclusive por observar a luta dos bombeiros do Rio Grande do Sul. No dia de hoje, em que celebramos a estruturação do CBMRS faço a seguinte analogia, dividindo ela em três etapas.

No ano de 2014, o CBMRS conquistou a partir da Emenda Constitucional 67, a sua desvinculação, a independência institucional da Brigada Militar, ou seja, em 2014 conquistamos nossa casa própria.

Neste mês de julho, mês do bombeiro, conquistamos a partir de muito diálogo, persistência, luta e paciência a chave para entrar em nossa casa própria, a partir da aprovação da última lei que faltava para estruturar o Corpo de Bombeiros.

Agora partiremos para uma terceira etapa que não será fácil, onde será preciso a união de todos, para que possamos construir legislações pertinentes a este novo órgão. Esta é a etapa de arrumação dos móveis em nossa casa.

Tenho convicção de que Praças e Oficiais unidos, quebrando paradigmas, poderão construir um Corpo de Bombeiros forte e modelo para todo o Brasil. Agradeço em nome da ABERGS todos os coordenadores que estiveram presentes nestas semanas de expectativa na Assembleia Legislativa, assim como em todos os meses de diálogo com os poderes Executivo e Legislativo. Ao Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Adriano Krukoski, que foi sempre parceiro, esteve ao lado, reconhecendo esta entidade representativa como braço e escudo aliado a instituição CBMRS. Aos Oficiais e Praças de todos os Batalhões e Pelotões que confiaram na ABERGS, e que mesmo diante de algumas divergências manteve o diálogo e o respeito, amadurecendo para que juntos conquistássemos nosso maior e mais importante objetivo, a estruturação e independência do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul.

Parabéns ao Corpo de Bombeiros Militar do RS. Vida longa a esta nova Corporação.”

 

ABERGS

Unidos em um só corpo. Corpo de Bombeiros

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABERGS, Daiane Roldão da Silva

Foto principal: Anderson Fetter / Agencia RBS 

Fotos Galeria: Wilson Cardoso